Professores alegam negligência do Governo contra pandemia

Os educadores da rede estadual denunciaram a falta de medidas de prevenção do Governo de Pernambuco ao Ministério Público

por Victor Gouveia qui, 26/11/2020 - 12:28
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Nesta quinta (26), a categoria protesta pelo cumprimento do Plano de carreira e o amplo reajuste salarial Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) afirma que o Governo do estado "caminha no sentido contrário" em relação ao combate à pandemia da Covid-19 nas escolas da rede pública. Nesta quinta-feira (26), professores suspenderam as aulas e protestaram pela ampliação do rol de servidores inclusos no reajuste salarial.

“O Governo tem caminhado no sentido contrário. Afasta os contaminados, não testa ninguém, não suspende as atividades e você pode ter ali muita gente proliferando o vírus”, relatou o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Nessa quarta (25), a entidade enviou à gestão um ofício, no qual listou 30 escolas estaduais com casos confirmados da Covid-19. “Tem escolas até com 15 casos de Covid. Inclusive, ontem nós tivemos a informação que a escola técnica de Sertânia já está com 21 casos”, acrescentou.

A categoria afirma que as escolas não podem funcionar como um epicentro da doença e cobra medidas de mitigação do vírus. “Nós estamos exigindo do Governo que, em cada local onde se confirmem casos, seja feita uma testagem para verificar as pessoas que estavam em contato com o sintomático, para que essas pessoas que podem estar assintomáticas sejam afastadas”, propõe Fernando, que sugeriu o fechamento por dez dias das unidades de ensino com testados pela Covid-19.

O presidente não descartou a possibilidade de uma futura greve, mas relevou que a Justiça foi acionada para que a prevenção nas escolas seja reforçada pelo governador Paulo Câmara.

“Vamos continuar cobrando e estamos entrando com uma ação no Ministério Público, na perspectiva de que a gente possa complementar as denúncias que o Sintepe já fez. Na verdade, estamos renovando [a denúncia] com novos casos para que a Justiça possa chamar o Governo”, confirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores