Covid-19: mais de 72 mil escolas responderam pesquisa

Dados do impacto da pandemia no ensino servirão para a adoção de estratégias, informou o Inep

por Jennifer Buarque seg, 29/03/2021 - 11:20
Pixabay Escolas passam por pesquisa sobre Covid-19 Pixabay

O Censo Escolar 2020, em sua segunda etapa, registrou respostas de 72.710 escolas de educação básica de um total de 179.533 unidades de ensino espalhadas por todo País. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), o levantamento mede a reposta educacional relacionada à pandemia do novo coronavírus no Brasil.

As escolas têm até 7 de abril para enviarem suas respostas por meio do Sistema Educacenso. Os resultados estão previstos para serem divulgados em junho.

Os dados coletados na pesquisa, por meio do formulário, servirão para a elaboração de medidas e estratégias mais eficazes para diminuir as consequência da crise sanitária no ensino. Segundo o Inep, 47,3 milhões de estudantes foram matriculados na educação básica em 2020.

Os dados coletados servirão, também, para o Inep ter um parâmetro da situação dos estudantes. Serão identificados, por exemplo, alunos que tinham sido aprovados, reprovados, além dos que evadiram ou faleceram.

Mudança de data

Inicialmente marcada para maio, a data de referência da pesquisa foi adiantanda para março levando em consideração o quadro epidemiológico do País que interrompeu as atividades presenciais na maioria das escolas. Diferentemente da segunda etapa, que avalia as escolas no contexto pandêmico, a primeira fase apurou a situação antes da crise sanitária da Covid-19 e por isso não reflete as consequências da pandemia.

COMENTÁRIOS dos leitores