Teatro Santa Isabel recebe duelo de violino e rabeca

A mistura de sons promove um espetáculo de música armorial que leva ao palco o erudito e o popular

por Roberta Patu qui, 26/11/2015 - 18:38
Reprodução/Facebook Os mestres Maciel Salú e Israel de França comandam o espetáculo Reprodução/Facebook

Um encontro inusitado vai promover o Duelo da Rabeca com o Violino, "Uma peleja de amor à música!", no dia 1º de dezembro. A mistura de sons promove um espetáculo de música armorial que leva ao palco o erudito e o popular. Os mestres Maciel Salú e Israel de França comandam a apresentação. O projeto é uma homenagem à Ariano Suassuna e dedicado ao jornalista e amigo in memoriam Carlos Augusto Percol.

O espetáculo já passou pelas cidades de Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Belém e só agora chega à capital pernambucana. "Passamos o recado. Entre o erudito e o popular não existe distância, apenas infinitas e ricas possibilidades. Estamos todos muito felizes", contou Maria Paula Costa Rêgo, que além de participar como bailarina, assina a direção artística do espetáculo. O figurino é de Andréa Monteiro e iluminação de Jathyles Miranda. 

Entre as músicas clássicas executadas está 'A Primavera das Quatro Estações', de Vivaldi, que ganha uma nova roupagem com a introdução do som da Rabeca. A troca entre os dois instrumentos acontece também em composições populares que serão tocadas com a inclusão do Violino. A participação dos multi-instrumentistas Rodrigo Samico, Rogê Victor e Emerson Santana fortalece o espetáculo e o resultado é uma apresentação armorial sensível, de alta qualidade e repleta de pernambucanidade.

Além do espetáculo, o projeto contempla uma contrapartida social: uma aula conduzida pelo Mestre Maciel Salú e pelo Maestro Israel de França em instituições que estimulam a arte para crianças, jovens e adultos. Para a idealizadora do projeto, a produtora cultural Margot Rodrigues, esse é um momento único para mostrar como dois instrumentos podem mudar uma vida para melhor e para sempre.

Em cada cidade os músicos fazem aula espetáculo para alunos de entidades e instituições de projetos sociais de música, escolas públicas e também aberta ao público. Durante a atividade os mestres contam suas trajetórias de vida. Maciel Salú pertencente ao clã da Família Salustiano, desde bebê acompanhava o pai Mestre Salustiano nos shows e muitas vezes sua mamadeira era aquecida na bateria do carro. Já o maestro Israel França, um dia, quando criança e corria com o seu violino pelas ruas do Recife, a polícia o prendeu acusado de roubo. Na delegacia, para provar que o instrumento era seu, tocou Jesus Alegria dos Homens composição de Johann Sebastian Bach.

Serviço

O Duelo da Rabeca com o Violino –Uma peleja de amor à música!

Recife

Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n - Santo Antônio, Recife)

1° dezembro - Espetáculo | 20h

Acesso gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores