Chef Claude Troisgros agita o 'Festival Gastrô' no Recife

No Shopping Recife, o francês apresentou as suas receitas de sucesso em um workshop lotado pelo público

por Giorgia Wolf sex, 17/02/2017 - 17:54
Brenda Alcântara/LeiaJa Imagens Dono de um sobrenome e de uma tradição que mudou a história da culinária francesa revela seus segredos gastronômicos Brenda Alcântara/LeiaJa Imagens

O Festival Gastrô do Shopping Recife - Espaço Gastronômico Pernambuco Bom de Mesa - está reunindo grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, além de ofertas especiais nas operações de alimentação participantes do mall. Nessa quinta-feira (16), foi a vez do famoso chef Claude Troisgros ministrar o seu workshop gratuito. Com mais de 30 chefs, o público poderá conferir e compartilhar os conhecimentos gastronômicos até o dia 21 de fevereiro. A programação do evento está disponível no site do shopping.

Workshop

 

Com o tema, "As Receitas de Sucesso do Chef Claude Troisgros", os segredos guardados pelo francês foram revelados no "Festival Gastrô". Com um restaurante de alta gastronomia, e detentor de uma estrela principal do guia culinário do mundo, o Michelin, o Olympe é o seu guardião da tradição familiar. No cardápio do restaurante, desfila o famoso crepe suflê com banana caramelizada e molho de passas. Conhecido por apresentar alguns programas no canal GNT, como "Que Marravilha!", e "Chefinhos", o chef valoriza a receita e coloca como sendo a base da culinária. Para aqueles que não possuem os "dotes culinários", podem se aperfeiçoar com o tempo. "A base culinária é muito importante, num livro de cozinha eu só olho as fotos", disse. Com um sotaque francês carregado, algumas palavras no português ainda soam estranhas, e são difíceis de pronunciar. Mas, falando sobre a gastronomia das regiões brasileiras, o chef conhece bem. "Gosto de viajar e conhecer a comida local", destacou Claude. 

O cozinheiro aprecia compartilhar os sabores da infância, afinar o paladar e relembrar os momentos da vida e da família. Ele diz que um bom cozinheiro precisa ter o paladar aguçado, para saber diferenciar e identificar o amargo, a acidez, ter sensibilidade para os temperos. Sua profissão começou cedo, e quando criança já tinha assinado um contrato. "Quando tinha 8 anos, um dos chefs mais conhecidos e figura central da nouvelle, Paul Bocuse, assinou um contrato comigo e me prometia trabalhar no restaurante dele assim que tivesse idade. Cumpri quando fui para Lyon. Uma das receitas que me marcou foi o loup en croûte, robalo em crosta de massa", disse para uma revista. O chef trabalhou em restaurantes no Rio de Janeiro e em Nova York, já esteve no início da carreira no Food Network.

 

O Festival Gastrô, realizado no Shopping Recife, começou no dia 10 e segue até o dia 21 deste mês. E nesta semana, o chef francês Claude Troisgros, conhecido pelas famílias brasileiras por conta dos programas do canal GNT, conversou com o LeiaJa.com. Confira a entrevista exclusiva que o chef teve com a equipe para o caderno de gastronomia, contando um pouco a diferença de entretenimento e gastronomia e a história da união dele com o famoso Batista.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores