Festival promove aulas de culinária com grandes chefs

Estudantes, profissionais e simpatizantes da Gastronomia estão convidados a se inscrever. Programação faz parte do 15º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

sex, 01/06/2018 - 16:54
Divulgação As aulas de culinária do festival são sempre muito concorridas Divulgação

Gastronomia molecular, tradição X técnica, o segredo da compota doce, a cozinha do futuro. Esses são apenas alguns dos temas das aulas de culinária do 15º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, principal festival de gastronomia da Amazônia. São 15 aulas que começaram nesta quinta-feira (31) e seguem até domingo (3) no Boulevard Shopping, ministradas por chefs renomados locais, nacionais e internacionais, nos horários de 14h, 16h30, 19h e 23h.

Chefs renomados como Thiago Castanho e Geovane Carneiro ministram as aulas show, mais procuradas e que possuem uma estrutura diferenciada. A aula “Tem Pato na Minha Espuma de Tucupi”, da MasterChef Angélica Vitali, também será neste formato. “Vou focar em espumas com o uso de sifão. É um prazer participar desse festival renomado, amo Belém e estou contando os dias para encontrar tanta cultura, comida e amigos no mesmo lugar”, conta a chef que é uma das maiores especialistas em gastronomia molecular do país.

Com foco no tema “Belém, Marajó, Salgado, Tapajós e Xingu. Os incríveis sabores do Pará de norte a sul”, as aulas trazem chefs de todas as regiões do Estado para valorizar a diversidade gastronômica que pode ser encontrada em apenas um Estado como o Pará. A chef Zezé Gama, por exemplo, traz receitas do Frito do Vaqueiro e da Canhapira, iguaria indígena típica do município de Cachoeira do Arari em sua aula “Sabores Marajoaras”. Já o chef Paulo Osterne mostra as riquezas da região dos Caetés na aula “Região Bragantina: descobrindo sabores & inovações”: “Vamos abordar inovações de pratos utilizando a culinária regional e cases de sucesso, como a casquinha de arraia”.

“Trata-se de capacitação e melhoria para aqueles que já são cozinheiros e estudantes de Gastronomia, mas também para donas de casa e gourmets. Os chefs têm experiências variadas, cada um atua em uma área diferente e diversa. Todas as aulas têm receita e qualquer um pode participar, basta querer aprender a cozinhar”, convida Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins, que promove o festival.

Cada aula de culinária custa R$ 90,00. Todas serão ministradas no segundo piso do Boulevard Shopping, exceto as Aulas Show, que serão na Praça de Alimentação. Os ingressos já estão à venda na Feira de Produtores, no quarto piso, e podem ser comprados na hora, mas o ideal é se programar e garantir logo uma vaga. Também é possível se inscrever pelo site.

Criado pelo chef Paulo Martins, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense busca promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades. Nesta edição, o evento tem o patrocínio institucional do Governo do Estado do Pará por meio da SETUR, copatrocínio do Boulevard Shopping, apoio e parceria da Prefeitura de Belém, jornal e TV Liberal, Coca-Cola e Temple Comunicação.

Por Iaci Gomes, da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores