Daruê Malungo vive insegurança após série de roubos

Centro cultural foi peça fundamental na formação do Movimento Mangue e, hoje, pena com a violência que assola o bairro de Chão de Estrelas

por Paula Brasileiro sab, 04/08/2018 - 14:10
Paula Brasileiro/LeiaJáImagens O Mestre Meia-Noite é criador e educador do Daruê Malungo Paula Brasileiro/LeiaJáImagens

Na ponta de uma 'estrela' formada pelas comunidades de Cajueiro, Campo Grande, Campina do Barreto, Arruda e Peixinhos está situada a sede do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo. Prestes a completar 30 anos de atividades, o centro cultural que teve atuação determinante na formação do Movimento Mangue, de Chico Science, e de centenas de jovens daquelas vizinhanças, vem sofrendo com a violência que assola o lugar. Só nos últimos dois meses, a ONG foi invadida e roubada três vezes, tendo sido lesada, inclusive, em sua dispensa. No último roubo, todos os alimentos do projeto foram levados. 

A dispensa ficou vaziaO criador do Daruê Malungo - dançarino, músico, ator, capoeirista e professor -, Gilson José de Santana, mais conhecido como Mestre Meia-Noite, falou com exclusividade ao LeiaJá sobre os roubos. Ele enumerou alguns itens que foram levados como bujão de gás, utensílios, panelas e ferramentas como serras e furadeiras. Ele contou que os ladrões entraram pelos fundos da sede da ONG, destelhando a cobertura e invadindo a cozinha e a oficina de instrumentos. A biblioteca do espaço foi poupada. "A gente fez boletim de ocorrência e agora estamos esperando as diligências e o trabalho da polícia. Mas isso leva um bando de tempo, né?", ponderou o mestre. 

Em 30 anos de atuação na comunidade de Chão de Estrelas, Meia-Noite já havia passado por algumas situações de furto mas nunca nesta proporção. O educador aponta o problema de drogas e guerra do tráfico que permeia a comunidade como sintoma da violência. Situados no centro de uma localidade cercada por 'grupos rivais', os alunos e profissionais do centro cultural acabam "bem no meio" das desavenças, cada vez mais violentas.  

O susto e os prejuízos sofridos foram denunciadas também pelas redes sociais, napágina oficial do Daruê, no Facebook. Mas a solidariedade das pessoas que admiram o trabalho da ONG não se restringiu ao meio virtual e a própria comunidade auxiliou o centro com doações: "Alguns mercadinhos da comunidade doaram alimentos para a gente continuar funcionando". As atividades educativas precisaram ser suspensas pelo período de uma semana, mas já estão sendo retomadas aos poucos. 

O Mestre Meia-Noite, que toca o centro com doações e patrocínio de projetos do governo, busca agora uma maneira de aumentar a segurança do local. Preocupado com os alunos, ele pretende instalar um circuito de câmeras no local, mas, para tanto, é preciso ajuda: "A gente não tem recursos suficientes para colocar câmeras de segurança. Precisamos para que os meninos venham para cá com mais segurança". 

Identidade e Orgulho

Completando 30 anos de ações de arte-educação em outubro de 2018, o Daruê Malungo foi o responsável pela formação de inúmeros jovens. Atualmente, o centro assiste 68 crianças e adolescentes que recebem aulas de artes plásticas, dança e expressão cultural, confecção de instrumentos e oficina de leitura. Mas aulas não se limitam a ensinar passos e movimentos, o ensino da cultura afro-indígena prima por um encontro dos alunos com sua identidade: "As raízes culturais que são a formação do povo brasileiro e é importante que as crianças tenham essa referência", diz Meia-Noite.

Além disso, no centro, uma "escola integrativa", como define o mestre, as artes são usadas na formação de cidadãos e na prevenção de sua saúde: "Hoje a gente tá levando a capoeira, o frevo, o maracatu, o samba lelê como uma metodologia de saúde. Não só a saúde física mas a saúde mental e emocional. E um resgate à família, mas a família não é só homem e mulher, é todo um conjunto." 

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Baseados nesses valores, o Mestre Meia-Noite, e as outras 10 pessoas que trabalham no Daruê Malungo - direta e indiretamente -, dão continuidade ao trabalho iniciado em 1988, a despeito das dificuldades como as enfrentadas nos últimos dois meses. A motivação para tanto vem das próprias palavras que nomeiam o projeto:  "Daruê é energia, força, luta; e malungo é companheiro; então juntando, aí tem companheiro de resistência, companheiro de batalha, companheiro de luta e de camaradagem.  Nem tudo é uma perfeição, mas é possível fazer da impossibilidade a possibilidade de se estar presente", assegura o Mestre.  

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