Bruna Marquezine desabafa sobre odiar o próprio corpo

A atriz disse no Instagram que sofreu com depressão e distúrbios de imagem devido a críticas à sua forma física, chegando a tomar laxantes diariamente durante três meses

por Lara Tôrres qua, 05/09/2018 - 11:51
Reprodução/Instagram @brumarquezine A atriz afirmou que, apesar dos problemas que enfrentou, hoje se sente bem com seu corpo Reprodução/Instagram @brumarquezine

Nesta quarta-feira (5), a atriz Bruna Marquezine usou os stories do seu Instagram para criticar pessoas que fazem comentários maldosos sobre a aparência das outras pessoas, além de ter revelado que sofreu com distúrbios de imagem e depressão por causa de críticas à sua forma física.  Bruna começou falando que está saudável e com todos os exames em dia, mostrando em seguida prints de alguns comentários em suas fotos de pessoas, inclusive mulheres, afirmando que ela “está muito magra! ficou feia”, que ela  “já está ficando anorexa” e que “o mundo é das gostosonas, queiram ou não, já já Neymala dá um chute nela”. 

Ela respondeu afirmando estar feliz com o seu corpo, explicou que a disfunção de tireóide que teve já foi solucionada, disse que não está tentando emagrecer e que, quando emagreceu, o fez de forma responsável e saudável para interpretar a vilã Catarina na novela Deus Salve o Rei. 

Bruna criticou as pessoas que costumam fazer esse tipo de comentário nas redes sociais, alertando para os impactos que afirmações assim podem ter na autoestima de quem recebe as mensagens de críticas à própria aparência: “Se a sua crítica for ofender, machucar, fazer com que essa pessoa se sinta mal com o corpo dela, se for machucar essa pessoa, por mais que sem intenção, fica quieto. Não comenta, não tem porque. Em nenhuma das minhas legendas eu perguntei se vocês acham que eu estou bonita, eu não perguntei se eu estou magra demais”.

Marquezine também destacou o machismo contido nesse tipo de afirmação e a gravidade de ver mulheres atacarem umas às outras afirmando que homens preferem mulheres que têm mais carne. “O nosso corpo, mulheres, não foi feito para agradar os homens, pra agradar ninguém, a gente tem que estar saudável e feliz! É horrível ver mulheres com esse pensamento machista, falando ‘engorda, essa perna tá muito fina, homem não gosta’. Em que ano a gente tá vivendo?”, questionou. 

A atriz também revelou que, assim como muitas outras mulheres que sofrem com padrões de beleza, ela começou a ter distúrbios de imagem e odiar o próprio corpo depois de receber comentários falando que deveria emagrecer. Isso, somado a outros fatores, a levou à depressão e desencadeou tentativas desesperadas de emagrecer a qualquer custo.

“Tive inúmeros problemas de saúde, vocês podem imaginar, porque não me alimentava direito e tomava laxante todos os dias. Ou eu não comia, ou quando comia, comia besteira. Eu não sentia prazer em ter uma boa alimentação e cuidar de mim, eu não estava me amando”, disse ela, explicando em seguida que depois de cuidar da sua saúde física e mental, surgiu a oportunidade de atuar na novela e, para se adequar melhor à personagem, decidiu emagrecer do jeito certo.

No final do vídeo, ela deixou um recado para as pessoas que estavam assistindo, que já sofreram ou sofrem com esse tipo de problema: "Não permita que a opinião alheia forme a sua opinião sobre você mesma".

Repercussão

Depois da publicação dos vídeos, o nome de Bruna Marquezine apareceu entre os assuntos mais comentados do Twitter, onde vários usuários comentaram a atitude da atriz.

Na última foto que ela postou em Veneza, onde estão os comentários que motivaram os vídeos nos stories, várias pessoas também foram elogiar a atitude de quebrar o silêncio e falar sobre o tema. “Parabéns pelo seu desabafo nos stories, vc falou ABSOLUTAMENTE tudo! Muita gente chata, mal educada e sem noção”, afirmou uma internauta. 

LeiaJá também

--> Marquezine curte Veneza com pijama de quase R$ 3 mil

--> 'Minha criação não foi feminista', diz Bruna Marquezine

--> Marquezine revela como se imagina daqui a dez anos: mãe

COMENTÁRIOS dos leitores