Página de criança é alvo de ataque racista no Instagram

Adriel Bispo, 12 anos, faz resenha dos livros lê na sua página que agora conta com mais de 200 mil seguidores

por Maya Santos sex, 29/05/2020 - 11:36
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

Ainda que seja apenas uma criança compartilhando dicas de leitura, Adriel Bispo, 12 anos, foi vítima de comentários racistas na noite desta quinta-feira (27) no Instagram. O agressor mandou uma mensagem direta dizendo que “preto está para estar cavando e não lendo”.

Há pouco mais de um ano o menino, que reside em Salvador, na Bahia, compartilha na rede social resenhas de série, filmes ou livros que costuma ler, com o objetivo de incentivar os 259 mil seguidores no perfil. Mesmo em meio a tantos elogios, pela iniciativa, ainda assim a criança foi alvo de racismo na rede.

Os ataques com teor racista foram direcionadas a Adriel através de mensagem privada. No direct, ele recebeu as seguintes palavras de internauta: “Porco gordo. Eu achava que Preto era para estar cavando mina não lendo. Para de ser trouxa e volta para a sua realidade seu merda. Você foi criado para ser preto e pobre”.

A visualizar a mensagem do leitor, Adriel mostrou a mãe, Deise Bispo, que monitora a rede do filho. Ela o orientou a “deixar passar, pois ele era muito mais do que aquele homem”. O print das mensagens, a seguir, foi postado nos stories de Adriel, com a seguida resposta ao agressor:

“Em pleno século 21 pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com psicológico de pessoas fracas. Esse tipo de coisa não me abala em nenhum ponto. ALIÁS, tenho orgulho de ser negro”.

Desde a noite passada o caso tem repercutido nas redes sociais. Dentre os comentários a vencedora do Big Brother Brasil 2020, Thelma de Assis, incentiva que o garoto continue seu projeto.

“Meu querido! Que página linda você tem e que orgulho de te ver transmitindo tanta educação e conhecimento para as pessoas. Esse é o caminho, tá? Não permita que nenhum tipo de ofensa racista possa te magoar ou atrapalhar os seus objetivos. Somos muito mais fortes do que eles pensam, conte comigo”, disse Thelma, em comentário.

COMENTÁRIOS dos leitores