Humorista imita Fernanda Montenegro e diverte a web

Ator Thiago Chagas interpreta Dona Fernandona, que comenta o noticiário político do país nas redes sociais

por Alfredo Carvalho qui, 30/07/2020 - 17:53
Divulgação O ator Thiago Chagas e a personagem Dona Fernandona Divulgação

O ator e humorista Thiago Chagas, 34 anos, de São Paulo, tem feito sucesso com o perfil @donafernandona no Instagram. É na rede social que ele imita e dubla a atriz Fernanda Montenegro e diverte milhares de seguidores nas redes sociais.

Tudo começou quando Chagas reparou que a atriz tem como técnica oscilar a voz do agudo para grave quando quer enfatizar algo em sua fala. Antes de viralizar na internet, o ator colocou a personagem em algumas de suas apresentações no teatro. "Sou muito fã da Fernanda, e admiro ela como pessoa e artista. Como sempre fui comediante, comecei a buscar o estilo dela de interpretar e acabei encontrando a imitação", conta.

Dona Fernandona, vivida por Thiago Chagas na web | Foto: Divulgação

Com uma boa dose de humor, Chagas levou a imitação para as rede sociais e faz de Dona Fernandona uma comentarista de notícias, em especial, as que envolvem a política nacional. "O debate político é primordial neste momento, ainda mais, quando falamos de argumentos verdadeiros. Estamos vivendo um período louco de fake news, por isso, considero que sempre devemos discutir o assunto e apresentar pontos de vista", diz.

Ao reunir humor e política, o ator tem tentado aliviar as tensões de um assunto e fazer o público rir, o que pode favorecer no combate as angústias e tristezas que assolam o período pandêmico. "O humor é uma ferramenta potente e, na política, devemos usar ele para debochar, apontar, alfinetar e fazer oposição", destaca Chagas.

Além do debate político, o comediante aproveita a popularidade de seu personagem para dar dicas para a quarentena e conscientizar as pessoas da importância do distanciamento social com o uso de máscaras. "Acredito que o humor e a arte, são usados para falar o que o inconsciente coletivo está pensando. Enquanto muitas pessoas querem dizer algo, é possível canalizar toda a mensagem com a arte, isso pode ser feito na poesia, em um quadro e também com um personagem", explica Chagas.

A arte não possui uma função determinada e, de maneira individual, ela não é capaz de transformar uma pessoa. "Apesar de tudo, as transformações podem acontecer através de um estímulo da arte, como, por exemplo, um afeto que ela despertou em alguém", reflete o ator. "Considero que estou falando sobre os assuntos que eu acredito e gostaria que as pessoas pensassem sobre", complementa.

Por causa da pandemia, a tecnologia tem se mostrado mais presente na vida das pessoas. Com isso, as redes sociais que, antes eram uma importante ferramenta de trabalho na vida dos artistas, tornaram-se indispensáveis. "Hoje temos as lives que vieram para ficar e o teatro que está sendo feito na plataforma Zoom. As redes sociais são uma ferramenta muito potente. Eu mesmo fiquei surpreso com o alcance que o meu personagem ganhou, já que um post no Instagram tem um alcance muito maior, se comparado com o teatro presencial", finaliza Chagas.

COMENTÁRIOS dos leitores