Fãs e artistas se despedem do cantor Augusto César

Ícone do brega pernambucano, Augusto César faleceu nessa terça-feira (20)

por Vitória Silva qua, 21/04/2021 - 16:56
Reprodução/Instagram/Augusto César Cantor marca a memória afetiva do Recife Reprodução/Instagram/Augusto César

De luto, a cena musical de Pernambuco foi às redes sociais lamentar a morte do cantor Augusto César, de 61 anos, que faleceu nessa terça-feira (20) em decorrência da Covid-19. O falecimento foi motivo para muitas homenagens de amigos e artistas, que decidiram compartilhar com o público as suas despedidas, como foi o caso de Ivanildo Silva, o ‘Conde’ do brega de Pernambuco, do radialista Geraldo Freire e tantos outros admiradores de César enquanto profissional e pessoa.

Em vídeo publicado na sua página oficial, o Conde Só Brega, visivelmente emocionado, diz que é difícil falar sobre a morte do amigo e companheiro de profissão. “Hoje o mundo da música perde um grande artista e compositor. Suas músicas e sua voz jamais serão esquecidas. Nesse momento de tanta dor e tristeza me solidarizo com sua família. Vai com Deus”, escreveu junto à publicação, por fim, agradecendo a César pela sua trajetória.

No Instagram do Clube das Pás, espaço cultural na Zona Norte do Recife, o representante da casa de shows lembra o hit ‘Escalada’, tema de várias noites de música em todo o estado, e brinca, emocionado, que o vocalista agora faz a sua “escalada aos céus”. “Deixará saudades, nobre Augusto César. Obrigado por ter feito parte da história do Clube das Pás e ter nos presenteado com seu talento”, escreveu o clube, onde Augusto fez muitas apresentações.

O radialista Geraldo Freire, antigo amigo e fã do trabalho de César, publicou em seu perfil nas redes sociais um vídeo do cantor junto ao também falecido Agnaldo Timóteo. No vídeo, os artistas fazem um dueto da música ‘Não Aprendi A Dizer Adeus’. “Agnaldo Timóteo e Augusto César: duas grandes vozes que agora estão cantando juntas em outra dimensão”, homenageou o jornalista.

O prefeito da cidade do Recife, João Campos (PSB), também se pronunciou a respeito da passagem de César, reconhecendo o legado que o artista deixou na capital pernambucana. “É com pesar que recebo a notícia do falecimento do cantor e compositor Augusto César, um ícone da música romântica e popular que faz parte da memória afetiva do povo recifense, que sempre foi próximo, ao longo de uma carreira repleta de sucessos. Estendo à família minha solidariedade e meus votos de força neste momento de dor”, escreveu nas stories do seu perfil pessoal.

Além de Campos, se manifestaram a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura da cidade, por meio dos seus representantes. “É a perda de um compositor e cantor que soube tocar os corações, cativando verdadeiros seguidores nas plateias que reuniu'', afirmou Ricardo Mello, secretário. Já José Manoel Sobrinho, presidente da Fundação, fala que Augusto César foi responsável por levar "o romantismo por onde passava, trabalhando com amor à sua arte”.

Yves Ribeiro, prefeito do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor. Nos comentários da nota de falecimento publicada no perfil de Augusto César, diversos artistas ainda dão seguimento às homenagens. Novinho da Paraíba, Otto, Caju e Castanha, entre fãs e familiares, prestam as suas condolências.

COMENTÁRIOS dos leitores