PE: 2,3 milhões de pessoas podem se vacinar contra gripe

A campanha de imunização contra a influenza começa nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 1º de Junho

seg, 23/04/2018 - 09:35
Marcello Casal Jr/AgênciaBrasil Também devem se vacinar os maiores de 60 anos Marcello Casal Jr/AgênciaBrasil

Teve início na manhã desta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 em mais de 170 postos de saúde da capital pernambucana. Os locais específicos para os interessados em tomar a dose ficarão abertos das 8h da manhã às 17h. A campanha segue até o dia 1º de junho, sendo o Dia D em 12 de maio. 

A expectativa do Sistema Único de Saúde (SUS) é imunizar 90% dos 2,3 milhões de pessoas do grupo prioritário no Estado como crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e mulheres no período pós-parto. Também devem se vacinar os maiores de 60 anos e profissionais das redes pública e privada de educação e de saúde.

A campanha também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Até o fim do mês de março, Pernambuco registrou 232 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Desses casos, apenas um foi confirmado por influenza A(H1N1), vírus que não foi identificado laboratorialmente no Estado no ano de 2017.

Com informações da assessoria

Por André Cabral

COMENTÁRIOS dos leitores