A cada 8 minutos uma pessoa morre de doença cardiovascular

No próximo sábado (29), será comemorado o Dia Mundial do Coração

por Estudantes qui, 27/09/2018 - 12:54

No próximo sábado (29), será comemorado o Dia Mundial do Coração e de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 300 mil mortes relacionadas a doenças cardiovascular por ano, o que corresponde a uma morte a cada oito minutos. Em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 29% das mortes no Estado estão relacionadas a problemas do aparelho circulatório e o infarto agudo do miocárdio (IAM) mata cerca 5,5 mil óbitos todos os anos.

O IAM, mais conhecido como infarto ou ataque cardíaco é caracterizado pela interrupção da passagem de sangue para o coração, devido à obstrução da artéria coronária, o que provoca a morte das células cardíacas. Os principais sintomas do infarto são: dor forte no meio do peito, irradiada para o braço esquerdo, associada à sudorese, palidez e falta de ar.

O cardiologista Hermilo Borba alerta sobre a importância de levar a vítima imediatamente até uma emergência cardiológica para o diagnóstico e tratamento. “O tempo que a pessoa vai levar para chegar em uma emergência é geralmente o que define a preservação do músculo cardíaco, reduzindo, assim, as complicações”.

Por Lídia Dias

COMENTÁRIOS dos leitores