Juiz aposentado é preso por vender sentenças

A comercialização indevida ocorreria em conluio com advogados, oficiais de Justiça e empresários

qui, 11/07/2019 - 12:48
Divulgação/Polícia Civil Aposentado foi encaminhado ao Cotel Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu um juiz aposentado acusado de vender sentenças em conluio com advogados, oficiais de Justiça e empresários. André Rui de Andrade Albuquerque, de 59 anos, havia entrado com recurso na Justiça após ter sido condenado a 17 anos de prisão em 2017.

As investigações contra o juiz começaram ainda em 2007 na 3ª Vara Criminal de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele foi condenado por corrupção passiva, estelionato e lavagem de dinheiro.

Na segunda instância, os desembargadores confirmaram a condenação do magistrado. Foi expedido um mandado de prisão, tomando como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a prisão nessa fase não fere o princípio da presunção de inocência.

André foi o primeiro juiz a ser aposentado compulsoriamente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) após prisão na Operação Mãos Dadas em 2007. Ele foi acusado de falsificar sentenças em uma disputa pela herança de um aposentado. "Ele recebia indevida vantagem para beneficiar terceiros", resume o delegado Paulo Furtado, responsável pela prisão.

O aposentado foi informado do mandado de prisão na quarta-feira (10) no escritório. Segundo o delegado, André se mostrou surpreso com a notícia. Ele foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores