Coronavírus: PE tem 5 casos suspeitos e 5 descartados

Todos os pacientes vieram da Itália e maioria tem residência fixa no Recife

por Jameson Ramos sex, 28/02/2020 - 20:00
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Crescimento dos casos que estão sendo investigados despertou maior procura por máscaras e álcool em gel Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Em menos de 24h, cinco novos casos suspeitos de coronavírus foram notificados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco. Outros cinco casos que estavam sendo investigados desde a última terça-feira (25), foram descartados pelo órgão. No geral, cinco pacientes foram acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita, e cinco em quatro hospitais particulares da capital pernambucana. Os pacientes são residentes do Recife (7, sendo 4 em investigação e 3 descartados), Caruaru (1 descartado), Jaboatão dos Guararapes (1 em investigação) e 1 na Itália (descartado).

Todos os casos descartados já receberam alta médica. Dos 5 casos em investigação, 2, que foram inicialmente atendidos em uma unidade privada do Recife, receberam orientações para isolamento domiciliar. Dos outros 3, acolhidos no Huoc, 2 também estão recebendo esta mesma conduta na tarde desta sexta-feira (28.02) e apenas 1 continuará em isolamento na unidade hospitalar. 

Todos os pacientes suspeitos que foram avaliados e estão recebendo alta para isolamento respiratório domiciliar continuarão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios onde residem (03 residentes no Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes).

Importante destacar que as análises laboratoriais estão sendo realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência para o exame específico para coronavírus. A SES-PE ressalta que tem seguido todo o protocolo previamente estabelecido para atendimento dos pacientes e para execução das ações de vigilância epidemiológica.  

Casos em investigação

1 - Mulher, 30 anos, moradora do Recife com viagem para Itália - chegou no Recife na quinta-feira (27), tendo o caso notificado no mesmo dia

Apresentou febre, tosse, dor de cabeça, coriza e fraqueza. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberada para isolamento domiciliar.

2 - Homem, 36 anos, residente no Recife com histórico de viagem para Itália - chegou na capital pernambucana na quinta-feira (27), sendo o caso notificado no mesmo dia.

Apresentou febre, tosse, dor de cabeça e fraqueza. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberado para isolamento domiciliar.

3 - Homem, 32 anos, morador de Recife com histórico de viagem à Itália - chegou na segunda-feira 24, tendo o caso notificado na quinta-feira (27). Apresentou febre, dor de garganta e coriza. Após internamento no Huoc, está recebendo as devidas recomendações e receberá alta ainda nesta sexta (28), para isolamento domiciliar. 

4 - Mulher, 34 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, com histórico de viagem para Itália - chegou no Recife no dia 17 de fevereiro, tendo o caso notificado nesta quinta-feira (27).

Apresentou febre, tosse, dor de garganta e cefaléia. Após internamento no Huoc, está recebendo as devidas recomendações e receberá alta ainda nesta sexta (28), para isolamento domiciliar. 

5 - Homem, 37 anos, morador do Recife com histórico de viagem para Itália - chegou no Recife no dia 20 de fevereiro, tendo o caso notificado nesta quinta-feira (27).

Apresentou febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Fez coleta de material para as análises em laboratório. Continua em isolamento no Huoc.

 *Da assessoria

LeiaJá também

-> Coronavírus: cresce a procura por máscaras, em falta em PE

-> Coreia do Sul relata 2.337 casos de coronavírus

COMENTÁRIOS dos leitores