COVID-19: prefeitura proíbe grandes eventos no Recife
Gestão também vai disponibilizar quase um milhão de cartazes e panfletos informativos sobre a prevenção ao COVID-19
A Prefeitura do Recife (PCR) anunciou, neste sábado (14), novas medidas para frear a proliferação do novo coronavírus na capital pernambucana. Anúncio foi feito durante coletiva do prefeito Geraldo Julio (PSB), na sede do governo municipal. Entre as ações que fazem parte da estratégia do órgão estão a distribuição de 750 mil panfletos e cartazes informativos em locais como igrejas, shoppings e escolas estaduais e municipais. Além da proibição de grandes eventos públicos e privados.
Um freio na cidade
Com o aumento de casos suspeitos da capital pernambucana, a PCR anunciou o lançamento do Plano Municipal de Contingenciamento do Covid-19. Ao todo, serão 10 medidas iniciadas gradativamente ao longo da semana. A mais radical delas é o cancelamento de eventos de massa públicos e privados na cidade, além da contratação de 189 profissionais de saúde para ajudar no combate à doença.
Outra recomendação anunciada pelo prefeito Geraldo Júlio é que a população evite o contato pessoal. "O maior ato de afeto que se pode ter agora é evitar o abraço, aperto de mão e os dois beijinhos", disse em coletiva.
Outra medida adotada foi a da liberação de pessoas acima dos 60 anos para trabalharem em casa. Todos os eventos que seriam organizados pela PCR estão cancelados por tempo indeterminado.
Escolas, futebol e bares
Sobre o expediente escolar, o prefeito informou que ainda não há um posicionamento definitivo sobre a rotina dos alunos. "Durante o dia de hoje e amanhã (15), nós estamos analisando, avaliando e estudando o funcionamento da nossa rede municipal de educação até a próxima segunda-feira (16)", diz Geraldo. A resposta da suspensão ou não das aulas deve vir ao término do fim de semana.
Sobre eventos que reúnem grande número de pessoas como partidas de futebol e até mesmo o funcionamento dos mercados públicos, a PCR ainda não tem um posicionamento sobre o que fazer.
O material da prefeitura será distribuído para 24 instituições, entre igrejas católicas, evangélicas, shoppings, Porto Digital, metrô, universidades, entre outros.