Profissionais de saúde e segurança ganham centros de teste

Serviços funcionam diariamente atendendo também a familiares dos servidores com suspeita de Covid-19

por Katarina Bandeira sab, 25/04/2020 - 17:33
Hélia Scheppa/SEI Centros devem realizar até 60 testagens e coletas por dia Hélia Scheppa/SEI

Profissionais das áreas de saúde e segurança de Pernambuco podem contar com dois novos centros avançados de testagem para sintomas da Covid-19. A iniciativa do Governo do Estado vai se estender também aos familiares dos trabalhadores, com os quais tenham contato domiciliar, e que estejam apresentando sintomas gripais. 

Os postos estão sob a coordenação das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Administração (SAD) e funcionam diariamente. Quem precisar utilizar o serviço pode aparecer no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) ou no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. Os atendimentos são realizados de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Nos centros é possível realizar dois tipos de exames, o RT-PCR, nos casos dos profissionais - preferencialmente testado até o sétimo dia do início dos sintomas gripais, mas podendo ser estendido até o décimo dia - e o teste rápido, para os casos em que o paciente está há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72 horas desde o desaparecimento dos sinais da doença.

De acordo com o governo estadual, cada centro pode realizar, inicialmente, até 60 testagens e coletas por dia. No local, atuarão técnicos de enfermagem (que farão a coleta do swab nasal-orofaríngeo) e profissionais administrativos, de limpeza e de segurança, bem como de sanitaristas que gerenciarão cada serviço. 

As amostras serão processadas nos laboratórios Aggeu Magalhães e Genomika, e em seguida serão validadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). O quantitativo de testes diários poderá aumentar de acordo com a demanda.

Para realizar a testagem, o profissional de saúde ou de segurança precisa agendar o atendimento por e-mail (para a unidade Cefospe: coletacefospe@gmail.com; e para unidade Cecon: coletacecon@gmail.com), anexando uma solicitação escrita da chefia imediata da unidade onde atua. O mesmo protocolo serve para os familiares do profissional, que precisam apresentar a solicitação escrita da chefia imediata do parente.

COMENTÁRIOS dos leitores