Em Manaus, 30% dos óbitos por Covid acontece em casa

Por conta do colapso do sistema de saúde, pacientes estão morrendo em suas próprias residências, sem atendimento

por Paula Brasileiro seg, 04/05/2020 - 08:43
DOUGLAS MAGNO / AFP DOUGLAS MAGNO / AFP

Com 6.683 casos de Covid-19 confirmados, e 548 óbitos, o Amazonas é um dos estados que mais tem sofrido com a pandemia do coronavírus, sobretudo em Manaus. Com o sistema de saúde colapsado na capital, 30% dessas mortes têm ocorrido nas residências dos pacientes. No último domingo (3), o ministro da saúde, Nelson Teich, visitou a cidade para  ver de perto a situação e estabelecer medidas de socorro ao lugar. 

LeiaJá também

--> Sem espaço para os mortos, Amazonas faz uso de contêiners

--> Sem coveiro, filho precisa enterrar o próprio pai em Manaus

Manaus foi a primeira capital do país a entrar em colapso por causa do coronavírus.Com hospitais lotados, os pacientes de Covid-19 não estão encontrando assistência devida e muitos acabam morrendo em casa. No último mês de abril, mais de duas mil pessoas morreram na capital amazonense e a expectativa é que esse número aumente em maio. 

No último domingo (3), o ministro da saúde Nelson Teich esteve em Manaus para ver de perto a situação da cidade e definir estratégias para sanar seus problemas. O ministro anunciou a contratação de 267 profissionais de saúde para o Amazonas. O estado também recebeu dois aviões da Força Aérea Brasileira com equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde. 

COMENTÁRIOS dos leitores