Covid-19: Pernambuco zera fila de pacientes para UTI

A rede pública de saúde de Pernambuco chegou a atingir o pico de 300 pacientes suspeitos de Covid-19 aguardando vaga de UTI em maio

dom, 07/06/2020 - 16:31
Andréa Rêgo Barros/PCR A taxa média de ocupação dos leitos de UTI dedicados à Covid-19 é de 96% Andréa Rêgo Barros/PCR

O Governo de Pernambuco anunciou que conseguiu zerar, neste domingo (7), a fila por um leito de terapia intensiva (UTI) voltado para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A rede pública de saúde de Pernambuco chegou a atingir o pico de 300 pacientes suspeitos de Covid-19 aguardando vaga de UTI em maio.

Neste momento, de acordo com dados da Central de Regulação de Leitos, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, as solicitações ativas de pacientes com a doença têm disponibilização imediata de leito, já que a oferta é maior que a demanda. 

Nos últimos meses, a gestão estadual colocou em funcionamento 1543 leitos, distribuídos em 20 municípios nas quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco. Do total, 688 são vagas em UTI e 855 em enfermarias. A Prefeitura do Recife abriu sete hospitais de campanha e colocou em funcionamento, nos últimos dias, cerca de 100 leitos, totalizando 864 vagas ativas, sendo 212 de UTI e 652 de enfermaria.

"Chegamos até aqui graças a maior operação política, sanitária e logística já registrada na história da nossa Saúde pública. Em 18 de março, ao lado do prefeito Geraldo Júlio, anunciamos que iríamos abrir mil novos leitos para enfrentar a Covid-19. Hoje, somando Estado e Prefeitura da Capital já colocamos à disposição dos pernambucanos 2.407 leitos, sendo 900 de UTI e 1.507 de enfermaria. Vamos continuar reforçando nossa capacidade de atendimento para dar uma assistência digna à população", afirmou o governador Paulo Câmara (PSB) em pronunciamento neste domingo.

O secretário de Saúde também atribuiu a marca alcançada à população. "Além deste grande esforço de abertura de leitos, esta marca que alcançamos hoje é fruto da decisiva colaboração dos pernambucanos, que entenderam a mensagem e adotaram um isolamento social mais rígido, além de medidas de proteção e  de distanciamento social que precisam continuar sendo adotadas com a reabertura gradual das atividades a partir da próxima segunda-feira", comentou André Longo.

A diminuição da pressão sobre a rede de saúde é uma tendência observada nos últimos dias pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco. As solicitações de internação, que chegaram a mais 2,1 mil em meados de maio, reduziram mais de 30%, e ficaram em 1,4 mil na semana passada. 

Nas 15 UPAs estaduais, que são a principal porta de entrada da rede de urgência e emergência, a redução da curva epidêmica e da taxa de transmissão no Estado já está sendo sentida, diz o Governo de Pernambuco. Os atendimentos a pacientes com quadros respiratórios apresentaram uma queda de 60% na comparação de junho com maio deste ano, passando de 662 no dia 5 de maio para 269 em 5 de junho. 

"Mesmo com dados positivos, ainda não é momento de relaxarmos", alerta o secretário. Atualmente a taxa média de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 76%, sendo de 62% nos leitos de enfermaria e 96% nos leitos de UTI. 

O secretário adiantou, na última sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, que novos leitos de UTI serão abertos, nos próximos dias, nos hospitais de Referência Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque); Mestre Vitalino, em Caruaru; e Dom Moura, em Garanhuns. Além disso, ventiladores de transporte estão sendo encaminhados para reforçar as salas vermelhas dos hospitais Regional de Ouricuri, Dom Moura, além da UPA de Caruaru e UPAE de Garanhuns.

COMENTÁRIOS dos leitores