O amor nos tempos do novo coronavírus

Isolados por causa da pandemia, casais contam como vão tornar o Dia dos Namorados especial mesmo a distância

qui, 11/06/2020 - 16:17

Embed:

Falar de amor após a chegada da pandemia do novo coronavírus é também falar de muita saudade que aperta os corações apaixonados. Há mais de dois meses em isolamento social, muitos casais não se encontram. Os abraços, beijos e trocas de carinhos tiveram que ser adiados a favor de um bem maior que é a contenção do vírus.

O mês junho é conhecido por ter uma data especial para os amam, dia 12, Dia dos namorados, período no qual os casais fazem programações especiais e procuram formas de expressar o amor e a admiração que sentem pelo o amado. Em 2020, a data vai ser comemorada de uma forma diferente e com adaptações, mas não será menos especial para os amantes.

Juliana Pereira e Geilson Rodrigues estão juntos há dois anos. Com o início da pandemia e as restrições de isolamento social, Geilson, que não é paraense, optou por voltar para o município de Açailândia, no Maranhão, e a namorada permaneceu em Belém com a família. Os planos de uma pequena viagem para Salinas como comemoração do Dia dos Namorados tiveram que ser adiados e eles vão passar a data distantes um do outro.

Para tornar o dia em questão especial mesmo longe, eles pretendem fazer a programação predileta do casal, mas que no momento será realizada de maneira virtual. “Nós vamos pedir alguma coisa para comer e, posteriormente, vamos assistir a um filme”, afirma Geilson sobre a comemoração adaptada do Dia dos Namorados com Juliana. “É o que estamos limitados a fazer”, lamenta.

“Muita gente está deixando de fazer alguma coisa ou não vai fazer por estar longe. Eu e a Juliana podemos adiar a comemoração. Claro que no dia vamos celebrar, mas acredito que vamos posteriormente fazer alguma coisa presencial para comemorar”, diz Geilson Rodrigues.

O fato de estudarem Medicina faz com que os dois sejam muito próximos e que a saudade só aumente por conta do distanciamento atual, segundo o namorado de Juliana. “Como sempre tivemos esse contato de estar juntos tanto na faculdade quanto nos finais de semana, é algo difícil de desvencilhar de uma hora para a outra”, afirma Geilson Rodrigues. “Fazemos videochamada e nos ligamos pelo menos cinco vezes na semana”, conta.

“Temos muitas coisas para estudar e problemas para resolver em casa. Nem sempre conseguimos atender o outro quando, mas tentamos ao máximo ligar para saber como o outro está e se manter por perto mesmo estando longe”, afirma Juliana Pereira.

Segundo Geilson Rodrigues, o casal conversa muito sobre as coisas que estão acontecendo ao redor deles e sobre os familiares com fatores de riscos para contrair o vírus. Ele afirma que é importante existir essa relação de cuidado e preocupação com outro dentro de um relacionamento mesmo diante do caos atual. “É sempre bom lembrar que nós temos um ao outro, e que servimos muito de apoio perante tanta ansiedade”, assegura.

Os namorados Johann Sampaio e Matheus Ferreira estão juntos há quatro anos. Para matar a saudade durante a pandemia e passar um tempo juntos, o casal tem utilizado todas as plataformas on-line disponíveis. “Conseguimos assistir série ao mesmo tempo por um aplicativo, cada um em sua casa, e depois que terminamos o episódio comentamos por mensagem ou ligação como se estivéssemos perto um do outro”, diz Johann Sampaio sobre a programação com o namorado durante a quarentena.

Johann Sampaio sabe da importância de ficar em casa e deixar a comemoração para depois. Conta que duas comemorações do Dia dos Namorados foram vividas longe de Matheus, mas que ele tem uma lembrança muito especial de um dia que o casal passeou pela a Ilha do Combu. “Atravessamos a cidade de Belém e tivemos um dia bem especial juntos”, afirma.

“O período da pandemia está sendo uma experiência completamente diferente, apesar de nós estarmos conectados. Às vezes, é muito difícil porque estou trabalhando”, conta Johann Sampaio. “Nós continuamos matando a saudade por videochamada e por mensagem”, afirma o namorado de Matheus Ferreira.

Para Johann Sampaio, toda essa situação do isolamento social só serviu para que provasse o quanto Matheus é uma pessoa especial. “Ele é um ser humano incrível, que consegue passar por toda essa situação e me ajudar quando não estou conseguindo. Ele conversa bastante comigo, me dá dicas, isso só faz com que eu o ame ainda mais”, afirma.

Tábata Mickaelle, de Belo Horizonte (MG), e Carol Moreira, de Santos (SP), se conheceram por meio de uma rede social e namoram a distância há quase dois anos. Elas se encontram sempre que possível, e, antes da pandemia, já tinham planejado várias surpresas uma para a outra, que iriam fazer no Dia dos Namorados. 

"Eu ia para São Paulo e nós íamos passar o feriado e o final de semana juntas. No Dia dos Namorados, a minha intenção era fazer um café da manhã e um almoço caprichados para ela, algo bem romântico. O dia seria muito tranquilo e relaxante", imaginou Tábata. Segundo Carol, ela surpreenderia Tábata com um presente e a levaria para jantar num restaurante de comida japonesa. Depois elas comeriam fondue, sobremesa que Tábata sempre teve vontade de provar, de acordo com Carol. "Após o jantar, nós íamos para o terraço do SESC Avenida Paulista, para ela poder ver a cidade inteira", conta. 

Como a pandemia atrapalhou os planos, agora o casal planeja fazer o que já faz quase todos os dias, com ajuda da internet. "A intenção é aproveitar a companhia uma da outra, apesar de qualquer coisa. Então vamos fazer ligação por vídeo, assistir algo juntas e mandar presentes uma para a outra. Não precisa ser nada muito caprichado, mas sim algo que a gente saiba que a outra vai gostar. Isso a gente tem feito mesmo fora de datas especiais, porque é importante manter esse contato e esse carinho em datas comuns também", disse Tábata. 

"Namoramos a distância esse tempo todo e sempre tivemos que nos adaptar, mas durante a pandemia ficou diferente porque não saber quando vamos poder nos ver pesa um pouco. Por isso, a gente começou a procurar todas as maneiras possíveis para se manter presente. Às vezes é um brownie no meio da tarde que aparece aqui ou um docinho que eu mando para ela, a gente lendo um livro junta ou vendo uma série ou filme. São coisas pequenas que para mim fazem muita diferença e me fazem sentir muito mais completa no meio disso tudo", afirma Carol.

Max Monteiro e Rafael Menezes, de Belém, se conheceram e se aproximaram na faculdade. O casal se encontrou todos os dias durante quatro meses e, segundo Max, foram meses maravilhosos. Quando a pandemia chegou no Brasil e o distanciamento social foi ordenado, não foi fácil para eles, que tiveram que ficar longe um do outro para não colocar suas vidas e outras em risco. "Obviamente o contato virtual não substitui o pessoal, mas estamos ressignificando muitos sentimentos durante esse tempo distante e estamos na expectativa de nos encontrar novamente quando tudo melhorar", afirma Rafael.

 "O Rafael é muito especial para mim. Jamais outra pessoa me fez sentir tão feliz como ele me faz. Nós não somos perfeitos e um relacionamento não é tão fácil quanto parece, mas ele é o amor da minha vida e eu pretendo que um dia ele deixe de ser meu namorado e seja meu marido. Quero construir uma família, ter uma casa, ter filhos e cachorros e quero ter tudo isso com ele", disse Max. Mesmo com a distância, o casal pretende fazer com que o dia seja especial, principalmente porque é a primeira vez que Max passa a data namorando. 

Por Amanda Martins e Ana Luiza Imbelloni.

 

COMENTÁRIOS dos leitores