Idosos lidam melhor com estresse durante a pandemia

Pesquisa mostra que eles se preocupam mais com a saúde e, por conta da experiência, conseguem lidar melhor com os desafios da crise

por Alfredo Carvalho ter, 04/08/2020 - 16:38
Pixabay Pixabay

Uma pesquisa realizada pela Universidade British Columbia, no Canadá e nos Estados Unidos, entre os períodos de março e abril de 2020, revelou que os idosos lidam melhor com o estresse causado na pandemia do coronavírus (Covid-19), quando comparado aos mais novos.

Os dados foram coletados de 776 adultos, entre 18 e 91 anos. Os entrevistados foram submetidos a questionários sobre o medo de ser infectado e fracassos profissionais, que variavam em períodos diurno e noturno.

Segundo os dados informado ao Journal of Gerontology: Psychological Sciences, o resultado foi o mesmo obtido em pesquisas anteriores sobre estresse. De acordo com o pesquisador Patrick Klaiber, idosos apresentam um equilíbrio emocional mais resistente em relação aos mais novos, além disso, os jovens também são mais suscetíveis a sofrer com a solidão e outros traumas psicológicos.

Klaiber relata que os jovens adultos são obrigados a lidar com estresses que vão além da pandemia, como o trabalho home office, família e desemprego. Já os idosos se preocupam mais com questões de saúde e, por conta da experiência, conseguem lidar melhor com os desafios da crise.

Com a pesquisa, Klaiber espera contribuir para criação de programas e estratégias com foco em melhorar a saúde mental de todas as faixas etárias.

COMENTÁRIOS dos leitores