SP receberá as primeiras 5 milhões de doses da Coronavac

O laboratório chinês Cinovac, que co-produz o medicamento com a equipe do Instituto, enviará as doses ao Brasil até outubro

por Vitória Silva sab, 19/09/2020 - 14:46
Freepik Freepik

O Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, receberá nos próximos dias, cinco milhões de doses da Coronavac, como foi apelidada a vacina contra a Covid-19 em estágio parcialmente desenvolvido. A vacina “agranel” trata-se de um material a ser elaborado, envasado e distribuído pelo laboratório nacional. O laboratório chinês Cinovac, que co-produz o medicamento com a equipe do Instituto, enviará as doses ao Brasil até outubro.

Além disso, 15 milhões de doses da vacina chinesa, envasadas e prontas para distribuição, já estão sob negociação. Quanto às vacinas para desenvolvimento no Brasil, elas serão envasadas e terão o formato necessário para aplicação, porém, ainda dependem da finalização dos testes e aprovação, que será concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As doses extras devem ficar prontas até março do ano que vem.

O Instituto já havia divulgado a informação de que produz a vacina junto ao laboratório chinês, e estima-se que, até o fim deste ano, todas as doses prontas já estejam em território nacional. A informação foi compartilhada à imprensa em 12 de agosto, através de coletiva no Palácio dos Bandeirantes. 

Em paralelo, o Instituto Butantan já começou a movimentação para dobrar a fabricação das vacinas. O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que empresas já doaram R$ 115 milhões dos R$ 160 milhões que são necessários para a produção.

COMENTÁRIOS dos leitores