Abandono de idosos cresce 180% na pandemia em Pernambuco

Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, as violações mais comuns contra idosos são abandono, violência verbal e violência patrimonial

por Victor Gouveia qui, 12/11/2020 - 11:34
Ray Evllyn/ SJDH Durante o período, 59 denúncias foram registradas Ray Evllyn/ SJDH

Entre março e outubro deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) registrou o aumento de 180,95% em denúncias de abandono de idosos em Pernambuco. Ao todo, foram notificadas 59 queixas, 38 a mais em comparação ao mesmo período de 2019.

O programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) percebeu o aumento exponencial e fica responsável por encaminhar os idosos abandonados para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). As denúncias têm sigilo garantido e podem ser feitas através do telefone (81) 3182-7649, das 9h às 16h, ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.

"Não é possível que fechemos os olhos para situações como estas. Todos podem e devem denunciar qualquer tipo de violação contra esse público para que as providências sejam tomadas e os culpados punidos", reforça o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

A SJDH elencou as principais violações aumentaram de março a outubro de 2020. Confira:

1. Abandono

2.  Violência Verbal

3. Violência Patrimonial

4. Ameaça

5. Perturbação do Sossego

6. Cárcere Privado

7. Autonegligência

COMENTÁRIOS dos leitores