Acompanhantes aprovam vacinação em idosos no Recife

A facilidade no agendamento digital por meio do Conecta Recife foi destacada pelos acompanhantes

por Victor Gouveia qua, 27/01/2021 - 11:49

Com o início efetivo do Plano Vacina Recife em idosos acima dos 85 anos, na manhã desta quarta-feira (27), o movimento nos pontos de aplicação foi intenso. Acompanhantes estavam emocionados e relataram que o processo de cadastro digital por meio do Conecta Recife foi prático.

Após a aplicação do imunizante de Oxford, Dona Maria Auxiliadora, de 100 anos, comemorou: "tô garantida". Ela chegou cedo ao Compaz Miguel Arraes, no bairro da Caxangá, acompanhada do filho, o engenheiro Eduardo Oliveira, que conseguiu agendar o atendimento no dia do seu aniversário de 62 anos. "Pra mim é um presente’, disse.

Devido à dificuldade de locomoção da centenária, ele aprovou o esquema drive thru - quando um agente de saúde realiza administra a dose ainda no carro. “Como minha mãe já tá bem idosa, ela vive muito mais em casa. Então ela suportou bem. Ela tem quatro filhos e mora uma semana na casa de cada filho, mas foi tranquilo”, comentou Eduardo.

Já no ponto de vacinação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ponciano Souza conta que saiu de Aldeia, em Camaragibe, para imunizar a avó da esposa, dona Virginia da Conceição, de 99 anos. Questionado sobre as etapas de agendamento, ele indicou que não teve problemas. "Muito fácil o acesso, foi bem tranquilo”, garantiu.

Ao lado da mãe de 89 anos, a médica Regina Ramos, também confirmou a praticidade do cadastro através do aplicativo. “Foi super prático a marcação e não tem a exposição do idoso a uma fila. Lógico que para o idoso fica complicado se não tiver habilidade com internet, mas o filho ou acompanhante pode fazer tranquilamente”, pontuou. Porém, reclamou por não ter conseguido agendar no mesmo dia do pai, que ficou marcado para outro dia no Compaz Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife.

Com a chegada de 16.520 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, a Prefeitura do Recife disponibilizou 65 salas de imunização em nove centros, além de três pontos drive-thru para atender ao grupo. De acordo com o prefeito João Campos (PSB), 11.371 pessoas já foram imunizadas e 51.300 pessoas se cadastram no Conecta Recife.

Os centros de vacinação foram divididos entre o Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; a Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; na Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; no Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; na Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; no Ginásio do Geraldão, na Imbiribeira; na Escola nadir Colaço, na Macaxeira e na UPA Fernando Figueira, no Ibura. Já os pontos de drive-thru serão no Parque da Macaxeira, no Geraldão e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

LeiaJá também:

---> Vacinação para idosos acima dos 85 anos começa no Recife

---> População ganha canal para acompanhar vacinação no Recife

---> PE: idosos a partir de 85 anos receberão vacina de Oxford

---> Recife ganha 65 salas e três drive-thrus para vacinação

COMENTÁRIOS dos leitores