Alta nos casos da Covid-19 em PE deve persistir até julho

Secretário de Saúde aponta que vai se reunir com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para debater medidas mais restritivas

por Jameson Ramos qui, 13/05/2021 - 18:47
Ian Frraz/ Agência Brasília Situação é de atenção em Pernambuco Ian Frraz/ Agência Brasília

Na análise do cenário epidemiológico desta semana, o Secretário de Saúde de Pernambuco afirmou que o Estado se mantém em uma estabilidade nos números dos casos da Covid-19, que atualmente estão em alta. Segundo o secretário André Longo, a pandemia em Pernambuco tem os números fortemente impactados pela sazonalidade. 

"Essa é uma situação que não tem como se reverter e essa condição sazonal deve persistir até a primeira quinzena de junho. Não se espera reduções expressivas de indicadores neste período", explica Longo.

Além disso, Pernambuco registrou um aumento de 69 solicitações de UTI nas duas últimas semanas. O secretário analisa que esse aumento nas solicitações foram impactados pela situação da segunda macrorregião de saúde, no Agreste do Estado, que é a região que mais está preocupando o Governo de Pernambuco. 

"Nas duas últimas semanas, nós tivemos um aumento de 9,3%, quando comparamos as semanas, e de 44,5% em 15 dias na região, enquanto o crescimento na média do Estado, foi de 6,1%", detalha André Longo. Nos últimos 15 dias, Pernambuco teve um aumento médio no número de solicitações de leitos de UTI de 13,8%.

Na tentativa de frear esses números, o Governo de Pernambuco vai se reunir nesta sexta-feira (13), com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e os prefeitos das IV e V Gerência Regional de Saúde, para debater medidas mais restritivas para o combate ao novo coronavírus.  

COMENTÁRIOS dos leitores