SP passa a exigir comprovante de residência para vacinação

Medida passou a valer desde a última sexta (27) aos moradores que forem receber a primeira dose na capital paulista

por seg, 31/05/2021 - 18:47
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Flickr/Governo do Estado de São Paulo

Desde a última sexta-feira (28), a Prefeitura de São Paulo está exigindo o comprovante de residência aos moradores que forem se vacinar contra a Covid-19, em todas as unidades de saúde e postos de aplicação. A decisão foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e tem como finalidade evitar que os residentes de outras regiões se vacinem na capital paulista. 

Segundo a Prefeitura, os imunizantes devem ser aplicados apenas em habitantes do município, evitando assim, o chamado “turismo da vacina”. É necessário apresentar ao menos um comprovante de residência, seja uma conta de água, luz, telefone, ou outro documento que certifique a moradia do cidadão na cidade. A nova medida foi adotada por conta da atual faixa etária de vacinação estar diminuindo, ao mesmo passo em que  o número de pessoas a serem vacinadas irá aumentar. 

Na última semana, pessoas com mais de 40 anos que possuem comorbidades começaram a ser vacinadas na capital paulista. Apenas este grupo soma 200 mil pessoas. De acordo com o secretário municipal de São Paulo, Edson Aparecido: “A faixa etária está diminuindo progressivamente, são pessoas que, diferente de idosos, se deslocam com maior facilidade, portanto, é natural que a cidade de São Paulo, que tem uma estrutura de vacinação muito grande, atraia pessoas que se desloquem para cá”. 

De acordo com as informações passadas pela Prefeitura, caso o morador não tenha um comprovante de residência e o documento estiver com o nome de outra pessoa, deverá ser informado o grau de parentesco no posto de vacinação. Esta medida será adotada apenas ao cidadão que não recebeu a primeira dose. As pessoas que forem receber a segunda dose da vacina, não precisarão comprovar que residem no município.

Por Thaiza Mikaella

COMENTÁRIOS dos leitores