Bancários se reúnem e podem decretar paralisação de 24h

Em estado de greve desde o dia 7 de junho, a categoria exige a inclusão dos trabalhadores na prioridade da vacinação contra a Covid-19

por Kauana Portugal ter, 15/06/2021 - 11:06
Reprodução/Facebook/Sindicato dos Bancários Bancários durante mobilização no centro do Recife Reprodução/Facebook/Sindicato dos Bancários

Nesta terça-feira (15), às 19h, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará uma assembleia geral para avaliar a possibilidade de paralisação por 24 horas das atividades do setor, programada para acontecer na sexta-feira (18). Em estado de greve desde o dia 7 de junho, a categoria exige a inclusão dos trabalhadores na prioridade da vacinação contra a Covid-19, já que fazem parte dos chamados “serviços essenciais” da pandemia.

Em nota, o Sindicato disse que há registro de aumento de casos da doença entre os trabalhadores. “Infelizmente, o número de bancários contaminados pela Covid-19 aumentou 439% nos últimos 12 meses em Pernambuco, passando de 156 em junho de 2020 para  842 em junho de 2021. Além disso, passamos a ter registros de mortes na categoria e acreditamos que esse número pode ser ainda maior, pois os bancos têm negado os dados oficiais ao movimento sindical”, afirmou a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.

No dia 7 de junho, uma comissão da categoria foi recebida no Palácio do Campo das Princesas. Nesta semana, o Comando Nacional dos Bancários também teve agenda com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para apresentar o pedido de inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização. Entretanto, a ampliação da imunização não foi anunciada nem pelo governador Paulo Câmara (PSB), e nem pelo governo federal.

COMENTÁRIOS dos leitores