PE: bancários cancelam paralisação desta quinta (8)

Os profissionais ameaçaram suspender os serviços nos bancos por 24h para reivindicar pelo adiantamento de vacinas contra a Covid-19

por Victor Gouveia qua, 07/07/2021 - 08:26
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Agência da Caixa Econômica Federal no Centro de Jaboatão dos Guararapes Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco decidiu suspender a paralisação por vacinas contra a Covid-19 anunciada para esta quinta-feira (8). A entidade aponta que o objetivo previsto com a manifestação foi alcançado nessa terça (6), quando o ministro da Saúde Marcelo Queiroga incluiu a categoria como prioridade do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O Ministério da Saúde sinalizou que a nota técnica que confirma prioridade dos profissionais dos bancos será formalizada até este fim de semana, e espera receber informações dos estados sobre a distribuição de doses a partir da próxima semana. Os trabalhadores dos Correios também serão integrados ao novo calendário.

--> PE: bancários paralisam atividades para cobrar por vacinas

Em Pernambuco, mesmo antes da mobilização agendada, o sindicato já havia requisitado o adiantamento de doses ao Governo do Estado por considerar a atividade bancária como essencial na pandemia, sobretudo para garantir os repasses do auxílio emergencial a população.

Em pleno desacordo com a gestão, os bancários entendem que faltou compromisso do governador Paulo Câmara (PSB) com a categoria e, agora, pressionam pelo anúncio das datas de aplicação. Por isso, uma possível greve ainda não foi descartada.

"Pernambuco terá condições de sair na frente, pois o Governo do Estado já recebeu os dados enviados pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco com o total de bancários ainda não vacinados por município", destacou em nota.

COMENTÁRIOS dos leitores