PF apreende quase 500 kg de maconha em operação no Recife

Maior operação do ano revelou esquema de tráfico interestadual de entorpecentes

por Vitória Silva ter, 29/11/2022 - 08:46
Divulgação/PF Drogas apreendidas em ação coordenada pela PF e PM Pernambuco Divulgação/PF

Na maior apreensão de drogas realizada este ano, a Polícia Federal em Pernambuco, com o apoio do 17º Batalhão de Polícia Militar do Estado, prendeu quatro suspeitos por tráfico de entorpecentes e deteve uma carga de 492,4 quilos de maconha. As prisões e apreensões foram realizadas nessa segunda-feira (28), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Também foram apreendidos 21,5 quilos de crack e três aparelhos celulares.  

De acordo com a PF, a ação foi coordenada com base em informações recebidas pela PM, que estava ciente da chegada de uma carga de drogas ao Recife e passou a realizar rondas com o intuito de rastrear os criminosos. A droga estava em um caminhão e o motorista, quando abordado, confessou que os entorpecentes estavam escondidos no interior de caixas, dentro do baú do veículo. No momento, os quatro homens presos estavam fingindo descarregar uma mudança.  

Ainda segundo a corporação, os suspeitos são de diversas partes do país. Um deles, de 37 anos, é um vendedor natural de Paulista, no Grande Recife, mas residente em Maria Farinha e não possui antecedentes criminais; o segundo foi um costureiro, de 34 anos e natural de Barbalha, no Ceará, mas residente em Pernambuco e com três passagens policiais, por roubos e suspeita de homicídio.  

Os outros dois eram motoristas, de 27 e 35 anos, nascidos em São Paulo. Apenas o mais jovem possui antecedentes criminais, com registro por tráfico de drogas em 2020. Ele estava sob liberdade provisória desde dezembro de 2021. 

Todos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal, no Cais do Apolo, para dar início ao trâmite judicial. Eles responderão por tráfico interestadual de entorpecentes e, caso venham a ser condenados, poderão pegar penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. A audiência de custódia está marcada para esta terça-feira (29). 

Em seus interrogatórios os presos informaram que a mercadoria tinha vindo de São Paulo, porém não souberem dizer quem teria repassado a carga. Os dois motoristas paulistas tinham a função de transportar a drogas, enquanto os pernambucanos tinham a função de guardar a droga em um imóvel, para receber a quantia de R$ 2 mil reais. Disseram ainda que quatro caixas deveriam ficar em Recife e 25 serem entregues em João Pessoa, na Paraíba. 

COMENTÁRIOS dos leitores