Lyra se reunirá com ministro dos Transportes em Brasília

A pauta principal da conversa é a rota do Arco Metropolitano

por Élida Maria qua, 07/05/2014 - 15:23
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo O encontro do governador e César Borges será em Brasília e contará, também, coma presença de João Bosco Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O governador de Pernambuco João Lyra Neto (PSB) e o ministro dos Transportes, César Borges, terão uma longa conversa nesta quinta-feira (7). O socialista embarcará para Brasília e se reunirá com o representante da presidente Dilma Rousseff (PT) às 12h, para tratar exclusivamente das rotas do Arco Metropolitano. Na viagem, o chefe do executivo será acompanhando pelo secretário de Infraestrutura, João Bosco de Almeida.

Segundo informações da assessoria de imprensa do governador, a reunião deverá ser extensa e durar cerca de três horas. Na pauta, a principal discussão será a escolha da melhor rota para a implantação do Arco Metropolitano. A proposta cortará várias rodovias da Região Metropolitana do Recife (RMR) com o intuito de facilitar o acesso as Zonas Norte e Sul, entre outras. 

Os pontos que serão abordados no encontro foram definidos nessa terça-feira (6), durante reunião com Lyra e o Comitê de Gestão do Estado e de acordo com o secretário de Imprensa, Ivan Maurício, duas rotas serão apresentadas ao ministro. “O governo está levando duas alternativas e uma proposta para o Anel Rodoviário. Por uma alternativa ele fica um pouco mais caro e a outra menos. Agora, por sua vez, agrega outras obras de apoio, mas só no final da reunião é que a gente vai chegar num consenso para depois liberar o edital com as alternativas e os custos, mas vai depender da decisão tomada”, explicou. 

Apesar de não estar com as informações técnicas do projeto, o secretário revelou que uma das alternativas corta o bairro de Aldeia, em Camaragibe (RMR), porém, por possuir uma área de proteção ambiental os moradores exigem que sejam feitas as compensações, além de indenizações. Caso esta rota seja escolhida deverá ter um custo e distância menores. No entanto, há outra alternativa que corta o bairro, porém, os custos são maiores. Outras diferenças entre as duas opções é que uma precisará construir elevados e outra não. 

Conversa com Dilma – Mesmo indo a Brasília nesta quinta-feira (7) não está agendado, até agora, nenhum encontro com a presidente Dilma. Recentemente, o socialista tinha anunciado que conversaria com a presidente entre os dias 28 a 30 de abril, mas a reunião ainda não foi definida pela equipe do Planalto Nacional. 

COMENTÁRIOS dos leitores