Comissão do impeachment escolhe presidente e relator

Nomes mais prováveis são o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), na presidência, e Antônio Anastasia (PSDB-MG), na relatoria. A indicação de Anastasia, no entanto, tem gerado impasses

por Giselly Santos ter, 26/04/2016 - 10:38

A comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado se reúne, na manhã desta terça-feira (26), para eleger o presidente e o relator do colegiado. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) deverá ser confirmado para conduzir os trabalhos já que o PMDB, partido com maior bancada na Casa o indicou para o posto. O nome do senador da Paraíba já foi aceito por consenso.

Para a vaga de relator, no entanto, não há acordo entre governo e oposição. Por isso, o escolhido precisará passar por eleição. Pela proporcionalidade de bancadas, critério que definiu a composição da comissão, a relatoria caberia ao Bloco Parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV). O nome indicado foi o do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).

Os senadores governistas, entretanto, discordaram da indicação. Duas questões de ordem foram apresentadas em Plenário alegando a suspeição de Anastasia para exercício da função. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) argumentou que “todos sabem o resultado do processo”, pois Anastasia já teria proferido em ocasião anterior a “clara antecipação de juízo de valor sobre a culpa” da presidente Dilma. Essas questões serão debatidas durante a reunião de hoje. O PT prometeu lançar candidato caso Anastasia vá mesmo à disputa. 

A eleição dos membros da comissão aconteceu nessa segunda (25). Após a escolha, a presidente Dilma Rousseff foi notificada sobre a existência do colegiado. Este, por sua vez, pediu para que a petista apresente sua defesa, caso se interesse.

 

COMENTÁRIOS dos leitores