Projeto quer criar banco de dados para carros roubados

Caso aprovado, o cidadão poderá realizar consulta livre pela internet

por Taciana Carvalho qua, 18/10/2017 - 19:39
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer criar dois bancos de dados: o Registro Nacional de Veículos em Depósito (Renaved) e o Registro Nacional de Veículos Roubados e Furtados (Renaverf). A proposta, de autoria do deputado federal Covatti Filho (PP), foi aprovada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O relator da matéria, o deputado Silas Freire (Pode), ressalta que os bancos de dados podem trazer informações úteis para os cidadãos. “A falta de um registro nacional, obrigatório e integrado, de recuperação de veículos gera problemas ao proprietário, o qual, muitas vezes, nem fica sabendo que seu veículo foi localizado”, explicou. 

O cidadão, caso aprovado o projeto, poderá realizar consulta livre pela internet, mas precisa ao menos saber a placa, o código do Renavam do veículo, marca, modelo, o ano, cor, Número de Identificação Veicular (NIV) e a data da recuperação, se for o caso. 

O projeto tramita de forma conclusiva e será analisado agora nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Os bancos, segundo a proposta, deverão ser administrados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores