Paulo Freire pode ser patrono da educação no Recife

Projeto que prevê nomeação foi aprovado pela Câmara do Recife e seguiu para a sanção do prefeito Geraldo Julio (PSB)

qua, 16/10/2019 - 09:49
Anderson Barros /Imprensa/ CMR Rinaldo Júnior é o autor do projeto aprovado pela Casa Anderson Barros /Imprensa/ CMR

A Câmara Municipal do Recife aprovou um projeto que transforma o educador Paulo Freire em patrono da Educação na capital pernambucana. O texto é de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PSB) e seguiu para a sanção do prefeito Geraldo Julio (PSB). 

“Em tempos em que o presidente da República diz que se tivesse um lança chamas queimaria toda obra de Paulo Freire, que por sua importância no cenário mundial já é patrono do Brasil, torná-lo patrono do Recife é um desabafo”, argumentou Rinaldo, ao defender a proposta aprovada nessa terça-feira (15).  

Rinaldo Junior justificou a proposta afirmando que Paulo Freire já recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa em universidade brasileiras e estrangeiras. "Mais de 350 escolas ao redor do mundo levam o nome desse recifense que só honra o país". O educador escreveu obras memoráveis como Educação como Prática para a Liberdade e Pedagogia do Oprimido. “Ele colocou em prática seu método de alfabetização pela primeira vez em Angicos, Rio Grande do Norte, que além de alfabetizar politizava as pessoas, trabalhadores rurais, domésticas, pedreiros, que acreditavam na importância de aprender a ler para mudar a vida”, disse.

O vereador Jayme Asfora (sem partido) reafirmou o senso de oportunidade do colega em apresentar projeto de lei nomeando Paulo Freire patrono da Educação do Recife. Segundo ele, "o presidente do Brasil é ignorante, inculto e faz questão de exortar à ignorância. Bolsonaro não tem exercido o decoro exigido pelo cargo que ocupa. O ministro da Educação é também ignorante ao afirmar que o Ministério da Educação deveria se chamar Ministério do Ensino, por considerar que educação quem dá é a família”.

Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que Paulo Freire é referência da cidade e em todas as instituições do planeta terra, que morreu sem precisar provar nada para ninguém. “As pessoas que estão no poder hoje, fazem apologia da ignorância, e não sabem sequer o que é ideologia”. Ana Lúcia, que é professora, disse que falar em Paulo Freire, é uma obrigação, e não se pode negar seu legado e história. “Quem conhece pedagogia não pode prescindir de seus ensinamentos. Se vivo, diria para nós que ensinar é uma paixão. Deixar o nome dele como patrono é deixar seu nome inscrito em nossa história”.

*Do site da Câmara do Recife

COMENTÁRIOS dos leitores