Lula Livre e manifestantes em festa no Centro do Recife
Dezenas de pessoas se reuniram para celebrar a liberdade do ex-presidente
No centro do Recife, fogos de artifício foram soltos juntamente com os gritos de "Lula Livre". Um aglomerado de pessoas escolheram o Armazém do Campo, que é gerenciado pelo Movimento dos Sem Terra, tradicional movimento de esquerda, para acompanhar pela televisão a saída do ex-presidente Lula da prisão.
O petista estava preso, desde abril de 2018, em regime fechado, deixou a carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), após condenação de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro caso do tríplex do Guarujá.
A professora Jaqueline Araújo relata que esperou por muito tempo essa liberdade. "Foram muitos dias esperando essa notícia é agora ele está solto, livre pra gente conseguir colocar o Brasil para frente", exclama.
"Petista desde pequeno", Carlos Alberto, 50 anos, revela que já esperava por essa liberdade só ex-presidente que, segundo ele, estava preso injustamente. "Agora é como se a esperança se renovasse. Mas não podemos parar porque tem muita coisa que precisa ser feita no Brasil", revela o autônomo.
A liberdade do ex-presidente acontece depois que, por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a prisão só pode acontecer depois que todas as instâncias sejam esgotadas. A decisão da soltura é do juiz Danilo Pereira Júnior, magistrado da 12ª Vara Federal de Curitiba.