Toffoli diz que judiciário brasileiro é o mais produtivo

Declaração foi dada na sede do TJPE depois do primeiro encontro com dirigentes dos órgãos do Poder Judiciário em Pernambuco

por Jameson Ramos qua, 08/01/2020 - 18:04
Gil Ferreira/Agência CNJ Poder judiciário tem hoje 80 milhões de processos Gil Ferreira/Agência CNJ

Nesta quarta-feira (8), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli esteve no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o primeiro encontro com dirigentes dos órgãos do Poder Judiciário das áreas estadual, Trabalhista, eleitoral e federal de Pernambuco. No encontro, Toffoli garantiu que “o poder judiciário brasileiro é o que mais tem produtividade no mundo”.

Para o ministro, não tem judiciário no mundo que tenha tantas ações, que são hoje 80 milhões de processos. A magistratura brasileira tem atualmente, segundo Toffoli, 17 mil juízes que dão conta de todos esses processos.

-> Maioria do Supremo apoia juiz de garantias

O presidente do STF também falou sobre o juiz de garantiaEle reforça que tem um grupo de trabalho que foi criado no Conselho Nacional de Justiça, órgão que também é presidido por Dias Toffoli, que está nesse momento recebendo propostas dos tribunais, dos magistrados, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública para ver a melhor maneira de operacionalizar “isso que foi uma lei aprovada pelo parlamento brasileiro e sancionada pelo Presidente da República”. 

Em declarações anteriores, o próprio Dias Toffoli já havia dito que "a figura do juiz de garantias serve para dar maior imparcialidade ao poder Judiciário como existe em outros países". 

Vinda ao Recife

Em dois dias, o presidente do STF visitará, além do TJPE, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Na quinta-feira (9), Toffoli deve ir para o Porto Digital do Recife.

LeiaJá também

-> 'Juiz de garantias é retrocesso no combate à corrupção'

COMENTÁRIOS dos leitores