PT quer ouvir delegado da PF que denunciou Salles no STF

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, foi retirado do posto após acusar o ministro de favorecer madeireiros ilegais

sab, 17/04/2021 - 12:34
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Em reunião do planalto em 2020, Salles disse que aproveitaria a pandemia para 'passar a boiada' Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Retirado do comando da Polícia Federal do Amazonas por se recusar a defender o desmatamento ilegal na região, o delegado Alexandre Saraiva, deve depor na Comissão de Participação Legislativa, na Câmara dos Deputados. O convite foi anunciado neste sábado (17) pela bancada do PT.

A iniciativa dos deputados Joseildo Ramos (PT-BA) e Paulo Teixeira (PT-SP) pretende ouvir Saraiva para esclarecer se a troca de comando foi uma retaliação por sua denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Ele expôs a negligência do Governo Bolsonaro em relação à preservação ambiental do estado.

Um dia após apresentar a notícia-crime contra Salles, na quinta (15), Saraiva foi retirado da superintendência da PF pelo diretor-geral da entidade, Paulo Maiurino. O delegado havia apontado que o ministro e o senador Telmário Mota (Pros-RR) favoreceram madeireiros investigados por extração ilegal no fim de 2020.

No documento, Saraiva os acusa de obstrução de investigação ambiental, advocacia administrativa e organização criminosa.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores