Pesquisa: 70% aprovam gestão de João Campos no Recife

Socialista é reprovado por 24% e 6% não souberam ou não quiseram responder

por Vitória Silva qua, 22/12/2021 - 12:16
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens O prefeito João Campos durante cerimônia de posse Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens

Chegando ao fim do primeiro ano de mandato, o prefeito João Campos (PSB) e sua equipe são aprovados por 70% dos recifenses, segundo aponta nova pesquisa da Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Os dados mostram que o socialista é mais popular entre as mulheres (72%) e pessoas com maior poder aquisitivo (renda familiar mensal com mais de cinco salários mínimos – 73%). A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (22) e possui margem de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre o público masculino, a aprovação também é alta: 68%. Em seguida, vêm os que têm renda mensal de até dois salários mínimos (70%) e os que têm entre dois e cinco salários mínimos de renda familiar ficam com 67%. Quanto à reprovação da gestão municipal, o maior índice está entre os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (25%). Apenas 24% da população desaprova o prefeito e não sabe ou não respondeu chega a 6%.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados como avaliam a atuação da administração. Para 46% dos recifenses, a gestão é ótima ou boa. Para 41% é regular e para 12% é ruim ou péssima. Não sabe ou não respondeu soma 1%. A pesquisa foi feita de 18 a 20 de dezembro de 2021. Foi extraída aleatoriamente uma amostra municipal de 800 entrevistados, representativa da população adulta do Recife de 16 anos e mais.

João Campos tem o auge da aprovação entre pessoas de 16 a 24 anos (76%) e de mais de 60 anos, com 73%. Os recifenses entre 45 e 49 anos também têm um alto índice de aprovação da gestão (72%), o menor número ficou a cargo dos entrevistados de 25 a 44 anos de idade (67%).

Expectativas para 2022

A pesquisa Folha/Ipespe revela, também, o que os recifenses estão esperando para 2022. Na pesquisa estimulada os entrevistados foram perguntados sobre qual deveria ser a prioridade da administração de João Campos nos próximos seis meses. O item mais respondido foi geração de empregos e a retomada do desenvolvimento da cidade (31%). Destes, o maior percentual ocorre entre pessoas do gênero masculino (36%) e o menor, do gênero feminino, com 27%.

O enfrentamento da pandemia e a vacinação foi lembrado logo em seguida (22%), empatando com o terceiro lugar, que seria 'o trabalho em outras áreas como a educação e a saúde em geral' (21%). Lembrada por 13% da população está a melhoria da mobilidade e dos transportes.

COMENTÁRIOS dos leitores