Quaest: Lula tem mais votos que a soma dos candidatos

A pesquisa divulgada nesta quarta (9) também mostrou um alto índice de indecisos

qua, 09/02/2022 - 09:20
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Lula discursa em evento no Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A nova pesquisa Quaest/Genial, divulgada nesta quarta-feira (9), mostrou que o ex-presidente Lula (PT) ainda é o líder das intenções de voto. O petista aparece com um percentual superior à soma dos concorrentes, mas o que chamou atenção foi o alto índice de indecisos.



As intenções de voto de Lula variam entre 45% e 47% no primeiro turno, que tem como segundo colocado o presidente Bolsonaro, entre 23% e 26%.



Outro destaque foi o alto número de indecisos. Na pesquisa espontânea, 48% mostraram que não sabem em quem votar e 4% expuseram o desejo de votar em branco ou nulo.



Fidelidade



A pesquisa Quaest também verificou que seis em cada 10 eleitores, equivalente a 58% dos entrevistados, devem manter a escolha do voto. Outros 40% não descartam mudar de opção.



Os fiéis a Bolsonaro representam 65%, enquanto Lula conquistou a fidelidade de 74% dos seus eleitores.



Contra os candidatos que já lançaram pré-campanha e outros possíveis postulantes à Presidência, Lula lidera com 45%. O índice representa dois pontos a mais que a soma dos concorrentes.



A segunda posição ficou com Bolsonaro, que pontuou com 23%, a terceira ficou dividida entre Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) com 7%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) aparecem em seguida com 2%. Simone Tebet (MDB) obteve 1%, enquanto Rodrigo Pacheco (DEM) e Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram. Nulo e brancos são 8% e indecisos 5%.



O segundo turno também mostrou a vantagem do ex-presidente, de acordo com o estudo. Ele se manteve à frente em todos os cenários ao pontuar entre 56% e 51%. O registro de brancos e nulos variam entre 13% e 26%.



Entre os possíveis derrotados, Bolsonaro marcou 30%, Moro obteve 28%, Ciro ficou com 24%, Doria com 16% e André Janones com 14%.



Metodologia



O estudo foi feito por meio de entrevistas presenciais com dois mil eleitores das 27 unidades federativas, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Com 95% de confiança, a margem de erro é de dois pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores