Jornalista é agredida por ex-vereador em convenção

Caso ocorreu na convenção de Miguel Coelho, no Recife

por Alice Albuquerque seg, 01/08/2022 - 22:25
Pipo Fontes/Divulgação Convenção partidária que oficializou a candidatura de Miguel Coelho (UB) ao Governo de Pernambuco Pipo Fontes/Divulgação

A jornalista Pupi Rosenthal, da Folha de Pernambuco, foi agredida pelo ex-vereador de Petrolina Cícero Freire, durante a convenção partidária que oficializou a candidatura do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), ao Governo de Pernambuco. O evento aconteceu no domingo (31), no Clube Internacional do Recife, Zona Norte da cidade.

A repórter foi impedida pelo ex-vereador de se aproximar do palco, na área reservada à imprensa, que acabou sendo invadida pela militância com a chegada de Miguel Coelho ao local. “Em um certo momento, fui tentar encostar no palco e pedi licença ao homem - que não sabia que era - e disse que estava precisando trabalhar. Ele respondeu que aquela era a hora da convenção e que eu deveria fazer meu trabalho depois. Quando eu disse que o espaço tinha sido invadido, ele começou a gritar que eu que estava invadindo", relatou a jornalista.

Ao tentar ocupar outro local, Cícero começou a empurrá-la, por baixo, com o cotovelo, até que Pupi reclamou e foi chamada de doida. "Uma segurança do evento chegou ao local e perguntou o que estava acontecendo. Enquanto eu falava, ele me xingou com palavras de baixo calão e, na frente da segurança, ainda fez gestos obscenos em minha direção", disse. O assessor de comunicação de Miguel Coelho chegou depois e retirou o homem do local, que ainda saiu xingando a repórter. 

Em nota enviada à Folha de Pernambuco, o candidato ao Governo repudiou a atitude e demonstrou solidariedade à jornalista. "É inaceitável qualquer tipo de violência, menos ainda a uma jornalista mulher que cumpria apenas seu trabalho. Em horas assim é preciso se posicionar com firmeza. Repudio totalmente tamanha agressão e ao mesmo tempo reforço minha solidariedade a Pupi Rosenthal e todas as mulheres e profissionais da imprensa que indiretamente se sentiram agredidas ao ver a cena lamentável", disse o documento.

Nesta segunda-feira (1º), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e a Fenaj emitiram nota em repúdio à agressão sofrida pela jornalista. "O Sinjope e a Fenaj acreditam na liberdade de imprensa como forma de fortalecimento da democracia, porque é a base para todo o Estado Democrático. Casos como esses só mostram que jornalistas estão sim correndo risco na cobertura das eleições deste ano. Exigimos respeito e atenção das autoridades governamentais". O sindicato disponibilizou a assessoria jurídica para Pupi Rosenthal, e informou que acompanharia o caso de perto.

COMENTÁRIOS dos leitores