Defesa diz que Ibaneis entrega celular à PF nesta segunda
Afastado do governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha está em sua fazenda no Piauí e volta a Brasília para deixar o aparelho na sede da Polícia Federal
Após ter a casa, o Palácio Buriti e o antigo escritório visitados pela Polícia Federal no cumprimento de mandados de busca e apreensão, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deve entregar o celular para perícia ainda nesta segunda (23). A defesa reforça sua inocência no inquérito que apura omissão na invasão à Praça dos Três Poderes, no último dia 8.
Uma nota assinada por seus advogados informa que o celular será entregue "para que se cumpra na íntegra a decisão do ministro Alexandre de Moraes". "O governador estava fora de Brasília por ocasião da busca em sua residência, mas faz questão de que o seu telefone seja periciado, pois, como já dito, ele não tem nada a esconder e é o maior interessado na plena apuração dos fatos", complementa o comunicado.
As medidas contra Ibaneis foram expedidas após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) na busca por provas que possam confirmar uma eventual omissão no controle dos atos golpistas que resultaram na depredação de prédios públicos.
Afastado um dia após a destruição, o governador permanecerá longe da gestão por 90 dias. Assessores ouvidos pelo G1 informaram que ele está em sua fazenda no Piauí e volta à Brasília nesta segunda para entregar o aparelho. No último dia 13, Ibaneis prestou depoimento à PF.
“Não há nada que possa me ligar aos golpistas que atacaram os três Poderes. Eu sempre me comportei de modo a colaborar com as investigações e mantenho a mesma postura”, defendeu-se nas redes sociais.