Facebook inaugura laboratório em comunidade de São Paulo

Iniciativa, pioneira no mundo, tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por tecnologia

por Nathália Guimarães qua, 18/03/2015 - 10:38
Reprodução/Facebook/MCTI Crianças, adolescentes e os comerciantes da região terão acesso a 15 computadores de última geração Reprodução/Facebook/MCTI

O Facebook inaugurou, nesta terça-feira (17), um laboratório de inovação, instalado no Centro para Criança e Adolescente (CCA-PAN) em Heliópolis, na zonal Sul de São Paulo.

O laboratório inaugurado faz parte do projeto Facebook na Comunidade. A iniciativa, pioneira no mundo, tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por tecnologia e capacitar empreendedores e comerciantes para que utilizem a rede social como plataforma de inovação e negócios.

A iniciativa é resultado da parceria do Facebook com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Interactive Advertising Bureau do Brasil (IAB Brasil) e da articulação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Relações Exteriores do Brasil junto a empresas do Vale do Silício.

Uma pesquisa feita na comunidade de Heliópolis revelou que existem cerca de cinco mil pequenos negócios. No entanto, 80% desses empreendimentos não utilizam o Facebook como ferramenta de negócios. "Nossa ambição é conseguir fazer também com que esses empreendedores de fato usem a rede social para se comunicar com os seus clientes, gerar negócios e mais riquezas para a comunidade", afirmou o diretor para Pequenas e Médias Empresas do Facebook no Brasil, Patrick Hruby. "É um projeto piloto e temos certeza que o seu sucesso permitirá a sua expansão para mais comunidades no Brasil e no mundo", concluiu.

No laboratório, as 180 crianças e adolescentes atendidos pela instituição e os comerciantes da região terão acesso a 15 computadores de última geração, conectados à internet. Cinco jovens da própria comunidade foram selecionados – entre 80 candidatos – para atuar como multiplicadores de conhecimento, auxiliando os empresários do bairro. Eles estão sendo treinados pelo Facebook, pelo Sebrae e pelo IAB Brasil, entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento do mercado de mídia e parceira no projeto.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, esteve presente na inauguração. Ele destacou a importância da inclusão digital em comunidades do País. "O Laboratório de Inovação do Facebook é um dos símbolos dos esforços de democratização que devem ser feitos para transformar ciência, tecnologia e inovação em serviços acessíveis à população", afirmou.

Aldo Rebelo também destacou a receptividade do povo brasileiro às novas tecnologias, em especial ao Facebook. Segundo dados da companhia, o Brasil possui cerca de 92 milhões de usuários registrados na rede social, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. No entanto, no quesito de interatividade, superou a Índia no último período eleitoral, com 670 milhões de interações, contra 270 milhões no país asiático.

Com informações do MCTI

COMENTÁRIOS dos leitores