Golpe no WhatsApp promete vaga de emprego no Carrefour

Armadilha já afetou mais de 200 mil brasileiros em menos de 24 horas

por Nathália Guimarães sex, 30/06/2017 - 11:22 Atualizado em: seg, 03/07/2017 - 13:19
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Mensagem falsa diz que a rede de supermercados Carrefour está iniciando um processo seletivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Cibercriminosos têm usado uma falsa promessa de emprego como isca em um golpe compartilhado via WhatsApp. A farsa chega por meio de mensagem e informa à vítima que a rede de supermercados Carrefour está iniciando um processo seletivo com salários de até R$ 1.852. Segundo a empresa de segurança mobile PSafe, a armadilha já afetou mais de 200 mil brasileiros em menos de 24 horas.

Segundo a PSafe, o número de acessos ao golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp. A farsa chega por meio de mensagem e, caso o usuário clique no link que a acompanha, é levado a se cadastrar em serviços que efetuam cobranças indevidas ou é induzido a baixar aplicativos falsos.

Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda um formulário para se candidatar. Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página que pede que o candidato compartilhe a falsa oportunidade com 15 amigos via WhatsApp.

Para não se tornar uma vítima de hackers, o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, reforça a necessidade dos usuários de smartphone consultarem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica.

"Os cibercriminosos tendem a desenvolver golpes que, supostamente, atenderiam às necessidades de uma grande parcela da população e ainda utilizam o nome de marcas reconhecidas para trazer credibilidade. Neste caso, aproveitou a dura realidade de milhares de brasileiros que estão à procura de emprego para atrair um número de vítimas", informa.

A PSafe também orienta que, caso o usuário tenha caído no golpe, entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago. 

Nota do Carrefour - Através de nota, a rede de supermercados recomendou que os que receberam a mensagem a ignorem e deletem. Além disso, reforçou que somente divulga informações sobre processos seletivos e vagas por meio do seu portal, perfil oficial no LinkedIn, além dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com e InfoJobs.

LeiaJá também

--> WhatsApp adia fim do funcionamento em celulares antigos

COMENTÁRIOS dos leitores