Estudantes da UPE ocupam campus em Palmares
ALunos afirmam que também já é prevista a ocupação nas Universidades Federal (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) para o fortalecimento da luta contra as medidas propostas pelo atual governo
É crescente a ocupação de estudantes nos campi da Universidade de Pernambuco (UPE), ocorrida desde a última quinta-feira (20). No Campus de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco, alunos também aderiram à causa e seguem ocupando a unidade, como forma de resistência às principais mudanças na educação promovidas pelo atual governo.
Em nota oficial emitida no Facebook, os estudantes também tiveram o apoio de coordenadores e Professores participantes do Planejamento do Curso de Serviço Social, em que salientam o momento como forma de repudio e fortalecimento da luta:
"Nós coordenadores e Professores participantes do Planejamento do Curso de Serviço Social, em 18 de outubro de 2016, apoiamos a mobilização dos estudantes e, no intuito de fortalecer o momento de repudio a agenda contrarreformista do governo Temer para educação, Saúde, Assistência Social, Previdência e demais políticas sociais, propomos uma agenda de atividades em parceria aos discentes e técnicos para unificarmos as lutas com as demais IES e IF´s, mediante a realização de propostas propositivas e de impacto político", afirmaram.
Por meio de assembleia geral para oficializar a mobilização, as comissões que dividem os alunos definiram que é provável a ocupação de todas as unidades de ensino da UPE no estado serem habitadas, até que seus pedidos sejam acatados pela gestão.
A iniciativa nacional, com centenas de escolas e centros acadêmicos ocupados em todo o Brasil, se dá devido à objeção das novas medidas propostas pelo atual governo Temer, que consiste no congelamento de investimentos durante 20 anos, a chamada PEC do Teto, além do projeto ‘Escola sem Partido’.
Atualmente, também se encontram ocupados os campi de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte e Petrolina, no Sertão. Em entrevista ao Portal LeiaJá, os ocupantes afirmaram que também já é prevista a habitação nas Universidades Federal(UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE), até o dia 9 de novembro. A assessoria de imprensa da UPE ainda não se posicionou sobre o fato.
LeiaJá também
-->UNE convoca alunos de todo País para manifestação