Aulão motiva estudantes na preparação para o Enem 2017

Programa Jovem de Futuro levou centenas de candidatos de escolas públicas ao salão de eventos do Centur, em Belém

sex, 20/10/2017 - 17:05
Jhonatan Rafael/LeiaJáImagens Alunos participaram em peso do aulão no Centur Jhonatan Rafael/LeiaJáImagens

A ação “Arrase no Enem 2017”, que faz parte do programa Jovem de Futuro, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está promovendo aulões para alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas. São dois dias que visam à preparação para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, nos dias 5 e 12 de novembro.

Os aulões têm foco em linguagens, tecnologias e exatas. Estudantes lotaram o centro de eventos Ismael Nery, no Centur, em Belém, na quinta-feira (19), onde professores voluntários deram dicas e recapitularam assuntos de importância para o Enem. O projeto, que é realizado há dois anos, este ano conta com oito escolas de ensino médio da rede pública: Benjamin Constant, Deodoro de Mendonça, Dr. Freitas, Justo Chermont, Orlando Bitar, Rodrigues Pinagé, Ulysses Guimarães e Vilhena Alves.

O professor de português da rede pública Pablo Ramos foi pela primeira vez voluntário no projeto, e revelou que o momento é de extrema importância para ter ações como esta. “Eu fico bastante lisonjeado de estar aqui, eu acho que esse é um momento superpertinente, levando em conta que estamos há 20 dias do exame e essa aula de forma mais descontraída, retomando aspectos importantes aos conteúdos, é para que esses alunos tenham também visões diferentes de outros professores”, disse.

Durante os aulões, os alunos passam o dia todos imersos nas atividades, e também almoçam e lancham. Uma das apresentações do primeiro dia foi a do aluno Jorge Ney, do segundo ano da escola Benjamin Costant. Ele integra o grupo “Mãos Dadas” e declamou poemas da literartura paraense e brasileira. “A gente realiza saraus que representam a literatura brasileira, tendo o objetivo de expandir a literatura e trazer a poesia, para que os jovens possam ler mais, para que se possa ter um senso crítico melhor, e principalmente porque cai no Enem”, explicou o aluno. Jorge Ney também conta que os aulões e o projeto o ajudam na preparação para o exame. “Vem me ajudando muito, principalmente em linguagem. Melhorei minha interpretação de texto”, contou o aluno.

Uma das novidades do projeto que incentiva e estimula os alunos são as aulas interativas, como o “Coaching Interativo”, em que professores usam pranchetas digitais interativas para ensinar conteúdos de disciplinas como a matemática. A coordenadora do evento, Cyane Oliveira, conta que o projeto, além de proporcionar os dias de aula, também fará um simulado completo em formato do Enem, para que os alunos possam testar os conhecimentos adquiridos. “Após esses dois dias de aulão, os alunos irão fazer dois dias de simulados, estilo Enem, no mesmo horário, mesmo formato de prova e com redação”, explica Cyane. “É uma grande ação que desenvolvemos pensando no Enem, visando sempre melhores resultados e aprovações”, completa.

Durante os dois anos de projeto, os resultados vêm melhorando. “Nesses dois anos, os resultados foram maiores aprovações, maior participação dos jovens, porque quando eles se sentem valorizados eles percebem que a escola está pensando neles, nos resultados, e que acreditamos no potencial deles, então o aluno começa a pensar que pode conseguir uma aprovação”, conta Cyane. Veja vídeo abaixo.

Por Ariela Motizuki.

Embed:

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores