Após carreata, taxistas se reúnem na Prefeitura do Recife

Categoria exige gratuidade em curso obrigatório e pressiona gestão municipa

por Alexandre Cunha qui, 18/06/2015 - 14:31 Atualizado em: qui, 18/06/2015 - 15:00
Victor Soares/LeiaJáImagens Taxistas se reúnem com secretários na Prefeitura do Recife Victor Soares/LeiaJáImagens

Taxistas do Recife realizaram uma carreata, no início da tarde desta quinta-feira (18), e seguiram para a Prefeitura da cidade, onde estão em reunião com representanet da secretária de Governo, Paulo Roberto, e o gerente geral de transportes, Roberto Lyra. Os profissionais exigem a gratuidade do curso de capacitação exigido à categoria, cuja obrigatoriedade foi regulamentada na Lei Federal n° 12.468/2011.

O curso – que é pré-requisito para o recadastramento a partir de 2016 – no Recife custa R$ 200; em outras cidades, segundo os taxistas, não há tal cobrança. “Abdicamos a um dia de trabalho para estarmos aqui lutando pelos direitos da nossa categoria. Estamos aqui depois de recebermos o parecer favorável aos taxistas em relação à gratuidade do curso de formação, mas precisamos reivindicar esse direito junto à prefeitura", explica Sandro Cavalcanti, presidente da Associação dos Profissionais de Taxi do Recife.

Além do curso, a categoria segue a reivindicar a permissão de taxistas de outras praças transportarem passageiros no Recife. O uso da faixa azul, exclusiva para ônibus, também está na pauta dos motoristas. Uma primeira reunião foi realizada no mês de março; para este segundo encontro, os profissionais exigiram a presença da imprensa na reunião. 

* Com informações de Naiane Nascimento





COMENTÁRIOS dos leitores