Farmácias de SP registram alta na venda de máscaras

Demanda cresce por conta do coronavírus que se espalha pelo mundo

por Jameson Ramos sex, 31/01/2020 - 16:10
Wang Yu Ching/Office of the President No Brasil, ainda não há motivo para pânico Wang Yu Ching/Office of the President

Por medo do coronavírus e na tentativa de antever a proliferação da doença, alguns brasileiros estão sendo responsáveis pela grande procura de máscaras cirúrgicas - que estão se esgotando em algumas farmácias de São Paulo, que monitora três possíveis casos da doença. Chineses que moram no estado de São Paulo estão fazendo encomendas de diversas caixas do produto para enviar à China. A procura por álcool em gel e por suplementos vitamínicos também cresceu por lá.

Em campo, a TV Diário constatou que em alguns estabelecimentos as caixas com as máscaras estão sendo vendidas em poucas horas. Os proprietários das farmácias relatam que era rara a procura, mas depois da epidemia a procura está sendo maior do que eles costumam ter em estoque. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não colocou o uso de máscara entre suas recomendações à população em geral. O uso está sendo indicado apenas para funcionários de portos, aeroportos e fronteiras do Brasil que fazem abordagem de pessoas e inspecionam bagagens acompanhadas.

"Se houver relato de presença de caso suspeito, servidores e trabalhadores que realizam abordagem em aviões, navios e demais meios de transporte devem utilizar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas", reforça a Anvisa.

LeiaJá também

-> Máscara: opção de proteção, mas sem 100% de garantia

COMENTÁRIOS dos leitores