Recife restringe funcionamento de call centers

Portaria publicada nesta terça-feira (24) estabelece que as centrais de atendimento deverão operar com redução de 30% de funcionários no ambiente de trabalho

ter, 24/03/2020 - 11:17
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Funcionários de telemarketing em protesto no Recife na quinta-feira (19) Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Secretaria de Saúde do Recife publicou uma portaria, nesta terça-feira (24), restringindo o funcionamento de centrais de teleatendimento, telemarketing e call centers na capital devido à pandemia do novo coronavírus. Na última quinta-feira (19), funcionários da empresa de telemarketing Liq (antiga Contax), realizaram um protesto no Recife cobrando melhores condições de trabalho durante o período de pandemia. 

A portaria determina que esses estabelecimentos deverão funcionar, a partir da última segunda-feira (23), pelo prazo de 15 dias, com redução de 30% do número total de funcionários em atividade presencial. As empresas também deverão organizar seus postos, horários e turnos para minimizar os riscos de transmissão de pessoa a pessoa, mantendo uma distância mínima de dois metros entre cada estação de trabalho ou posto de atividade.

O texto ainda determina que as empresas disponibilizem fones e microfones individuais para os trabalhadores, sendo proibido o compartilhamento desses equipamentos. Deverá ser realizada higienização constante no ambiente de trabalho.

Não será permitido trabalho in loco de funcionários com mais de 60 anos; com histórico de doença respiratória ou crônica, ou que morem com familiares com essas condições; gestantes e lactantes; que utilizem medicamentos imunossupressores; que manifestem sintomas. A portaria não limita a possibilidade de continuidade dos serviços por home office. 

COMENTÁRIOS dos leitores