Brasil tem 4 estados a caminho do descontrole da pandemia

Segundo relatório do Ministério da Saúde, coeficiente de incidência de casos em algumas regiões do país é preocupante

por Paula Brasileiro sab, 04/04/2020 - 16:08

O MInistério da Saúde publicou, na última sexta (3), um relatório que indica  quatro estados e o Distrito Federal (DF) a caminho da fase epidêmica do novo coronavírus, passando de transmissão localizada para aceleração descontrolada da pandemia. De acordo com os números do documento, o DF, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas apresentam situação preocupante por conta do Coeficiente de Incidência nacional de 4,3 casos por 100.000 habitantes.

Para fazer essa análise, o Ministério da Saúde divide a pandemia em quatro fases: epidemia localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle. Nas regiões mencionadas no documento, os números de incidência são os seguintes: Distrito Federal - 13,2/100 mil; São Paulo - 9,7/100 mil; Ceará - 6,8/100 mil; Rio de Janeiro - 6,2/100 mil; Amazonas - 6,2/100 mil. 

Outra preocupação apresentada no relatório é em relação ao número de profissionais da saúde infectados pelo coronavírus, além da carência de mão de obra capacitada para o manejo de equipamentos, falta de leitos e a insuficiência da capacidade laboratorial. Ainda de acordo com o MInistério da Saúde, o vírus vem apresentando padrão de alta transmissibilidade em alguma áreas geográficas e o distanciamento social deve ser mantido até que o suprimento de equipamentos e equipes de saúde estejam disponíveis em quantitativo suficiente.  

COMENTÁRIOS dos leitores