Comércio atacadista vai retomar as atividades em PE

De acordo com a programação do governo do Estado, o retorno dessas atividades e da construção civil se dará partir do dia 8 de junho

por Jameson Ramos seg, 01/06/2020 - 21:32
Arthur Souza/LeiaJá Imagens . Arthur Souza/LeiaJá Imagens

Com o fim do isolamento em Pernambuco devido ao Covid-19, a partir desta segunda-feira (1°) começa a flexibilização do comércio para a retomada da movimentação econômica no Estado. Varejo de Bairro e do Centro, shoppings centers, centros comerciais e praça de alimentação, além do comércio atacadista voltam a funcionar, mas apenas da forma Delivery. As lojas de material de construção poderão voltar a atender os seus clientes com as portas abertas, mas exigindo o uso de máscara.

A partir do dia 8 de junho, o governo estadual deve colocar em prática a segunda fase dessa retomada, agora com o retorno da construção civil, no entanto, apenas 50% dos funcionários poderão trabalhar nas obras e com o horário fixado das 9h às 18h. O comércio atacadista também poderá atender ao seu público “normalmente”, desde que seja também das 9h às 18h. Todas essas determinações estão valendo para a Região Metropolitana e Interior de Pernambuco. 

Já na terceira etapa, planejada para começar no dia 15 de junho, o varejo de bairro, com até 200m², poderão voltar com o seu funcionamento, assim como os salões de beleza e os serviços de estética. No entanto, esse último só poderá atender um cliente por vez e por agendamento, sem fila de espera e prezando pela higienização entre um cliente e outro. 

Ainda nessa fase, os shoppings, centros comerciais e a praça de alimentação passaram a permitir, além do serviço delivery, que os clientes possam pegar as suas compras. O futebol também se encaixa nessa fase, mas apenas para o treino.

Com a situação caminhando bem, a quarta etapa será com os serviços médico,  odontológicos e veterinários funcionando com um cliente por vez e por agendamento, sem fila de espera e higienizando o consultório entre um cliente e outro. A construção civil poderá contar com 100% dos seus funcionários, mas mantendo o horário antes estabelecido (9h às 20h). O varejo de bairro e as concessionárias terão novos protocolos para funcionamento nessa etapa da flexibilização.

As outras etapas da flexibilização só devem acontecer se os casos de coronavírus estiverem em declínio no Estado. Assim, bares, restaurantes, lanchonetes poderão retornar, com apenas 50% da sua capacidade. Academias de ginástica e similares e jogos de futebol profissional, sem torcida, estarão autorizados para retornar.  Quem deve ser o último a voltar é o setor de eventos, como já era falado pelos artistas, pelos artistas, por exemplo.

“Semanalmente nós vamos acompanhar os dados de saúde e se as curvas (da epidemia) obedecerem as projeções que nós temos feito, correspondendo a uma estabilização e início de queda, a gente vai validar a efetividade da implantação dessas etapas. A gente pode, eventualmente, na avaliação tomar uma decisão de postergar a implantação dessas etapas tudo vai depender dos indicadores de saúde”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. 

COMENTÁRIOS dos leitores