Jovem preso com 10g de maconha morre de Covid-19 na prisão

Rapaz negro, de 28 anos, havia sido condenado a 5 anos de prisão

por Jameson Ramos qui, 09/07/2020 - 16:21
Pixabay Família vai processar o Estado Pixabay

Um jovem identificado como Lucas Morais da Trindade, 28 anos, preso por portar menos de 10g de maconha, morreu no último sábado (4), vítima do Covid-19. Lucas havia sido preso em flagrante delito em 2018 e cumpria pena em Manhumirim, interior de Minas Gerais. Na época, ele foi condenado, em primeira instância, a 5 anos e 4 meses de reclusão.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirma que o detento desmaiou na cela e foi encaminhado desacordado para ser atendido no Hospital Padre Júlio Maria. Lucas acabou não resistindo e morreu na unidade de saúde no início da tarde do sábado (4).

Segundo a Carta Capital, o advogado do jovem entrou com três recursos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), mas todos foram negados - o que vai de encontro ao que havia sido determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Devido a situação pandêmica que o mundo está atravessando, o órgão sugeriu a reavaliação de prisões preventivas que resultaram de crimes menos graves - como o porte de 10g de maconha.

Com a morte do Lucas, a família pretende entrar com um processo contra o Estado. Atualmente, detentos do presídio de Manhumirim testaram positivo para o Covid-19, de acordo com os dados da Sejusp.

COMENTÁRIOS dos leitores