Procon-PE aponta que 1º dia de lockdown foi tranquilo

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) sugere que a frota atendeu bem à população, mesmo com cenas de aglomeração nos terminais integrados

sex, 19/03/2021 - 10:22

No primeiro dia do decreto que instituiu uma nova quarentena em Pernambuco, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) identificou poucas irregularidades na Região Metropolitana do Recife (RMR). Apesar das recorrentes cenas de aglomeração nos terminais integrados, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano diz que a movimentação nessa quinta-feira (18) foi "tranquila".

A maior parte das infrações verificadas pelo Procon-PE foi referente aos estabelecimentos que deveriam funcionar apenas em delivery, mas mantiveram as portas entreabertas. Na rua da Concórdia, área Central, lojas de manutenção e assistência técnica foram orientadas a baixar as portas.

---> Dono da Narciso Enxovais critica decreto após loja fechada

O destaque ficou para o fechamento da Narciso Enxovais da Rua Duque de Caxias, também no Centro. O proprietário da rede do segmento de cama, mesa e banho, tentou driblar o decreto estadual ao comercializar alguns produtos de alimentação e limpeza. Ele criticou a medida e sugeriu uma mobilização do empresariado local para reverter o fechamento de setores não essenciais até o próximo dia 28.

Além dos bairros do Centro, a fiscalização contou com auxílio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para percorrer a Zona Norte do Recife e Jaboatão dos Guararapes. "Nos próximos dias a fiscalização continuará intensa, nos três turnos, e esperamos contar com a colaboração da população", sinaliza o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Transporte - Com a menor movimentação de passageiros, o Grande Recife informa que higienizou coletivos e terminais em um dia “tranquilo” de operação. Mesmo com filas extensas e desorganização, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, garantiu que a frota foi reforçada.

“A operação foi reforçada em mais de 200 ônibus, no início deste ano, elevando para 80% a frota em circulação. Além disso, 138 linhas de maior demanda já circulam com 100% dos veículos. Esse esforço será mantido durante a quarentena, para oferecer o melhor serviço possível ao trabalhador que vai continuar precisando circular durante esse período”, informou.

COMENTÁRIOS dos leitores